R. Fernão Dias, 14
Cajamar - São Paulo - SP
+55 11 4448-6900
metalplan@metalplan.com.br

Quem somos

Trinta anos participando dos maiores projetos de ar comprimido do Brasil!

Uma trajetória de sucesso!

Poucas empresas do segmento de ar comprimido podem exibir um curriculum tão extenso quanto o da Metalplan.

Criamos produtos revolucionários, como o primeiro dreno eletrônico digital do mundo, o primeiro secador de ar por refrigeração com filtros integrados e o menor compressor de parafuso existente, que conquistaram a preferência de consumidores de todos os portes.

Somos líderes em diversas categorias do mercado de ar comprimido, no Brasil e na América Latina. Exportamos para 23 países, incluindo os Estados Unidos, há mais de 16 anos.
Exercemos papel importante para a evolução tecnológica do setor, com diversas ações institucionais:

  • Traduzimos a norma ISO 8573, pioneiramente, em 1992;
  • Coordenamos a publicação do Manual de Ar Comprimido e Gases (Compressed Air and Gas Institute – USA), em 2001;
  • Presidimos a Câmara Setorial de Ar Comprimido e Gases da ABIMAQ (2004-2008);
  • Idealizamos e lideramos a criação do único laboratório público de ar comprimido do hemisfério sul (LASAG), sediado no IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e inaugurado em 2010;
  • Coordenamos a Comissão de Estudos de Compressores de Ar e Sistemas de Ar Comprimido da ABNT, desde 2008.

Por último, mas não menos importante, conquistamos para o Brasil a primeira certificação ISO 50001 (Gestão de Energia) do mundo, no segmento de ar comprimido, em 2012.

Nessas três décadas, fornecemos mais de 15 milhões de m³/h em filtros e secadores e mais de 100.000 hp em compressores de parafuso para clientes como Volkswagen, GM, Toyota, Honda, Vicunha, Souza Cruz, Rexam, Shell, Atlas-Schindler, Otis, Roche, BRF, Sandoz, Bayer, AMBEV, Tramontina, e muitos outros.

Política da qualidade: Comprometimento / Evolução / Inovação

Décadas de história

Anos 80

Anos 90

Anos 2000

Anos 2010

Projeto e execução de uma das maiores redes de distribuição de ar comprimido do país. A rede da Coteminas (Montes Claros – MG) opera até hoje, com tubos de aço inoxidável de 12″ de diâmetro e 4,0 km de extensão.

Auditoria completa no sistema de ar comprimido da Vale – Mina de Carajás, com duração de três meses e determinação dos consumos individuais, perfil da demanda, operação dos compressores, mensuração dos vazamentos, contaminação do ar e emissão de um relatório final com 450 páginas.

Fornecimento de 600 m³ em reservatórios de ar comprimido para o rebaixamento das turbinas das UHE’s Segredo e Salto Santiago (COPEL), no Rio Iguaçu. Foram utilizadas mais de 250 toneladas de aço, distribuídas em 22 reservatórios de até 130 m³ cada, com soldas 100% radiografadas.

Fornecimento de 60000 m³/h em secadores por refrigeração, secadores por adsorção tipo heaterless e filtros para a nova planta da Ford, em Camaçari – BA.

Fornecimento de 5000 m³/h em secadores por adsorção, tipo internally heated para operação off-shore da Petrobrás.

Fornecimento de 15000 m³/h em secadores e filtros de ar comprimido para a linha de montagem dos jatos EMB-190 da Embraer.

Fornecimento de 800 hp de compressores de parafuso para a Usina Nuclear de Angra III, inteiramente projetados e fabricados no Brasil, com tecnologia alemã. Esses compressores são controlados por um sofisticado gerenciador eletrônico Maestro.

Fornecimento de 1500 hp de compressores de parafuso TOTALPACK FLEX DD e 3000 metros de rede de ar comprimido em alumínio (Ø 6”) para as instalações do Grupo Agip-ENI (Saipem), destinadas à produção de tubulações submarinas para o Pré-Sal.

Fornecimento de 400 hp de compressores de parafuso, filtros de ar comprimido, secadores de ar comprimido e toda a rede de ar em alumínio para a fábrica da Martifer (Pindamonhangaba-SP), onde foram produzidas as estruturas metálicas das arenas da Copa FIFA 2014.

Catálogo Institucional

Vídeo institucional