R. Fernão Dias, 14
Cajamar - São Paulo - SP

Blog

nitrogênio nos pneus para encher
Os comentários estão desativados

5 vantagens de calibrar os pneus com nitrogênio

nitrogênio nos pneus para encher

Calibrar os pneus com nitrogênio (N2) garante uma série de vantagens com relação ao ar comprimido. Os benefícios do gás estão relacionados a durabilidade e performance. Por isso, a calibragem em aviões e carros de corrida, como na Fórmula 1, é feita com N2. E esta possibilidade é cada vez mais acessível a todos os motoristas, com o gerador de nitrogênio para pneus NitroMax Tyre, da Metalplan.

Postos de combustíveis, centros automotivos, locadoras de veículos e outros estabelecimentos investem em oferecer calibragem com N2. Assim, aumentam a qualidade proporcionada aos clientes e garantem um diferencial competitivo diante da acirrada concorrência. 

O nitrogênio é um gás inerte, puro, ecologicamente correto e extremamente seco. Suas moléculas não atravessam a câmara e o pneu, mantendo a pressão estável por muito tempo. Além disso, as ausências de oxigênio e de umidade mantêm a borracha, a roda e os aros livres de degradação química e de oxidação.

nitrogênio nos pneus para encher calibrar
Reprodução / AutoEsporte / TV Globo

Rodagem com pneus descalibrados gera riscos e prejuízos

De acordo com pesquisa feita no estado de São Paulo por uma das principais fabricantes de pneus do mundo, cerca de 34% dos veículos rodam descalibrados, o que reduz a durabilidade dos pneus e aumenta o consumo de combustível, o desgaste de peças e o risco de acidentes.

Com pneus descalibrados, a distância de frenagem é maior, o risco de aquaplanagem aumenta em mais de 30% e a direção fica mais pesada. A calibragem correta por muito mais tempo, proporcionada pelo nitrogênio, é capaz de reduzir estes riscos e prejuízos de maneira significativa.

Confira cinco vantagens de calibrar os pneus com nitrogênio:

  1. Maior comodidade

O nitrogênio garante a calibragem por um período até seis vezes maior do que com ar comprimido.

Além da conveniência em não se preocupar frequentemente com a pressão dos pneus, o veículo terá uma rodagem muito mais estável e suave.

  1. Economia de combustível

A manutenção da pressão correta representa uma economia de combustível de até 15% em relação à calibragem convencional com ar comprimido.

  1. Maior durabilidade

O menor desgaste proporcionado pelo nitrogênio aumenta a vida útil dos pneus em até 20%. As ausências de oxigênio e umidade mantêm a borracha, a roda e os aros livres de degradação química e oxidação.

  1. Evita danos ao conjunto de rodagem

Pressões inferiores às recomendadas pelo fabricante do veículo provocam a deformação dos pneus e o desbalanceamento das rodas, o que pode ser evitado com a calibragem com N2.  A pressão constante por muito mais tempo também eleva a durabilidade da suspensão e das partes em contato com o oxigênio e a umidade do ar.

  1. Mais segurança

A estabilidade na pressão e na temperatura dos pneus reduz o risco de acidentes. Além disso, o nitrogênio não é tóxico e não alimenta combustão.

gerador de nitrogênio pneus nitrogênio pneus descalibrados

O NitroMax Tyre, da Metalplan, é uma solução simples e confiável para garantir nitrogênio por um custo similar ao do ar comprimido.

Conheça todas as vantagens oferecidas pelo NitroMax Tyre

Compartilhe:
Leituras relacionadas
gestão de frotas gerador de nitrogenio calibragem pneus
Gerador de nitrogênio para pneus aumenta rentabilidade na gestão de frotas
chiller industrial assistência técnica refrigeração resfriador
Suporte técnico ao cliente deve pesar na escolha de um chiller industrial
compressor odontológico tratamento ar comprimido dentista consultório clínica
Por que consultórios odontológicos devem tratar o ar comprimido?
instalacao compressor instalação sala de compressores
Por que é fundamental que seu compressor fique num espaço com ventilação?