R. Fernão Dias, 14
Cajamar - São Paulo - SP

Blog

dicas sala de compressores ar comprimido
Os comentários estão desativados

Ar comprimido para operações industriais: dica para definir um sistema que evita paradas de produção

dicas sala de compressores ar comprimido

Na hora de planejar um sistema de ar comprimido, considere distribuir a demanda entre dois ou três compressores. Desse modo, é possível otimizar a gestão da manutenção, evitando paradas de produção, além de facilitar futuras ampliações.

Primeiramente, defina a vazão exigida para a demanda da fábrica. Depois, estabeleça um fator entre 20% e 50% da vazão para futuras ampliações e selecione dois compressores que, somados, atendam a essa necessidade.

Um terceiro compressor, da mesma capacidade, pode ser adicionado ao sistema como stand by. Em caso de renovação dos equipamentos, esse papel pode ser feito por um dos anti­gos compressores da instalação original. Em conjunto, os três compressores podem ser programados para operar num sistema de revezamento, proporcionando o mesmo nível de utilização para todos.

sala de compressores

Um rodízio bem planejado permite que as manutenções pre­ventivas aconteçam em momentos diferentes, evitando prejuízos de paradas ou desaceleração da produção. 

Essa configuração é, sob qualquer aspecto, a mais vantajosa para um sistema de ar comprimido industrial, pois garante suprimento eficaz de energia pneumática, presente e futuro.

ATENÇÃO

Verifique a potência e a vazão efetivamente produzida pelo compressor. Cuidado com informações do tipo “volume deslocado”, pois costumam omitir as perdas ocorridas no processo de com­pressão.

De qualquer maneira, a definição da quantidade correta de compressores e seu regime de trabalho será fortemente influenciada pelo perfil de consumo de ar comprimido, que deverá ser traçado com a melhor precisão possível no momento do projeto.

Conte com os especialistas da Metalplan e garanta equipamentos e soluções sob medida para a máxima eficiência e produtividade no seu sistema de ar comprimido.

Compartilhe:
Leituras relacionadas
energia elétrica ar comprimido
Conheça as 9 maiores causas do desperdício de energia elétrica no sistema de ar comprimido
geração de nitrogênio no local da aplicação a partir do ar comprimido gerador
Gerador de nitrogênio on site recebe incentivos do Fundo Clima
chiller industrial polar metalplan chillers
Fundo Clima: chillers de alta eficiência energética podem ser 100% financiados com prazo de até 16 anos
fundo clima equipamentos industriais
Fundo Clima: compressores e secadores de alta eficiência energética podem ser adquiridos com incentivos