R. Fernão Dias, 14
Cajamar - São Paulo - SP

Blog

como tratar o ar comprimido tratamento
Os comentários estão desativados

Como a falta de tratamento do ar comprimido afeta os equipamentos, a produtividade e a eficiência energética

tratar o ar comprimido compressor de ar umidade água

O ar comprimido contém umidade, partículas sólidas, microrganismos e óleo. Esses contaminantes comprometem a qualidade das aplicações, a durabilidade das ferramentas e equipamentos pneumáticos, além da eficiência energética do sistema. Por isso, o tratamento do ar comprimido é fundamental em qualquer atividade.

A operação plena de um compressor de ar resulta em dezenas, centenas ou até milhares de litros de água por dia, de acordo com a capacidade do equipamento. Se o ar comprimido não for tratado, o líquido, junto aos demais contaminantes, chega às ferramentas e equipamentos, causa corrosão e desgaste prematuro do metal, provocando folgas, perdas de pressão e redução da potência.

Por sua vez, o funcionamento irregular de componentes desgastados e corroídos gera aumento do consumo energético, produtividade reduzida, produtos com defeito e até paradas não planejadas de máquinas. Deixar de tratar o ar comprimido coloca em risco a rentabilidade do negócio.

A norma ISO 8573 é a referência internacional para sistemas de ar comprimido de alta eficiência, com foco no seu nível de contaminação e nas classes de qualidade (pureza), de acordo com cada tipo de aplicação. 

Um sistema pneumático típico proposto pela ISO 8573 é composto por: compressor, resfriador-posterior, pré-filtro, secador e pós-filtro. Em cada um destes componentes, atinge-se um nível superior de qualidade (saiba mais aqui).

Economia, facilidade e eficiência no tratamento do ar comprimido

Equipamentos integrados têm fácil instalação e garantem economia e eficiência, com cada peça projetada sob medida para funcionar em sintonia com as demais.

O compressor de parafuso TotalPack Flex DD tem resfriador-posterior, secador e filtros integrados e proporciona um sistema completo de geração e tratamento do ar comprimido nas diretrizes da classe [1:4:1] da norma ISO 8573, a mais utilizada na indústria.

esg e ar comprimido sustentabilidade eficiencia energetica meio ambiente

O secador por refrigeração Energy Plus conta com filtros integrados e proporciona máxima confiabilidade operacional, mesmo sob as mais severas condições de operação. O painel microprocessado Mastercontrol controla e monitora as principais funções, inclusive com alertas sobre manutenções e substituições dos elementos coalescentes.

Também com filtros integrados, o secador por refrigeração Titan Plus é uma alternativa robusta e de baixo custo para eliminar a água, o óleo e as partículas sólidas. Sua eficiência e custo-benefício o mantêm líder de mercado há mais de 20 anos.

Já os secadores por absorção DewDrop são a alternativa mais simples e econômica para eliminar a umidade em pequenas vazões, proporcionando qualidade em aplicações como jateamento, pintura, etc.

Junto a estes equipamentos, são utilizados ou recomendados os filtros coalescentes, adsorvedores e microbiológicos Hyperfilter, que atendem às necessidades da indústria em dezenas de países, fornecendo ar comprimido puro e limpo dentro de rigorosos padrões internacionais, com custos de operação extremamente baixos.

Pontos de orvalho de até -100°C para aplicações especiais

Para aplicações especiais, o secador por adsorção Hybrid garante pontos de orvalho negativos (até -100°C). O material adsorvedor exclusivo, Hybrid HD 651, têm altíssima capacidade de retenção das moléculas de vapor d’água em sua superfície, tanto em baixas quanto em altas taxas de umidade relativa.

Conte com a Metalplan para garantir eficiência máxima no seu sistema de ar comprimido!

Compartilhe:
Leituras relacionadas
gestão de frotas gerador de nitrogenio calibragem pneus
Gerador de nitrogênio para pneus aumenta rentabilidade na gestão de frotas
chiller industrial assistência técnica refrigeração resfriador
Suporte técnico ao cliente deve pesar na escolha de um chiller industrial
compressor odontológico tratamento ar comprimido dentista consultório clínica
Por que consultórios odontológicos devem tratar o ar comprimido?
instalacao compressor instalação sala de compressores
Por que é fundamental que seu compressor fique num espaço com ventilação?