R. Fernão Dias, 14
Cajamar - São Paulo - SP

Blog

alta temperatura calor compressor de ar comprimido
Os comentários estão desativados

Calor extremo: como evitar que a alta temperatura afete seu sistema de ar comprimido

alta temperatura calor compressor de ar

Nos últimos meses têm sido registrados recordes de temperatura por todo o mundo. O calor extremo pode afetar os equipamentos do sistema de ar comprimido, comprometendo a eficiência e a qualidade do processo produtivo.

A elevação da temperatura ambiente diminui a densidade do ar, provocando uma redução da massa aspirada pelo compressor. Em consequência, a eficiência do equipamento fica comprometida. Por exemplo, um acréscimo de 3°C na temperatura de admissão do ar ambiente pelo compressor implica em aumento de 1% no consumo energético.

Confira a seguir 6 medidas evitar que a alta temperatura afete o seu sistema de ar comprimido.

1. Manutenção preventiva do compressor:

A chave para mitigar os efeitos da alta temperatura no sistema de ar comprimido começa com a manutenção regular. Durante a inspeção preventiva no compressor de ar, normalmente são realizadas pelo técnico especializado as trocas de óleo e filtros, limpeza da máquina e uma avaliação geral, para verificar as condições de funcionamento do equipamento, detectar e corrigir possíveis anormalidades. Essas medidas ajudam a manter o sistema funcionando de forma eficiente, reduzindo a temperatura operacional.

Leia também: Manutenção preventiva no compressor de ar evita graves prejuízos de paradas de produção

2. Sistemas de resfriamento adequados:

Sistemas de resfriamento apropriados, como resfriadores de ar ou trocadores de calor, são fundamentais para reduzir a temperatura do ar comprimido antes de sua utilização nos processos. Esses dispositivos ajudam a dissipar o calor excessivo, mantendo o sistema dentro de limites operacionais ideais.

Os compressores PowerPack e TotalPack Flex (com secador e filtros integrados) são líderes em rendimento isotérmico. Nenhum outro compressor industrial disponível no mercado opera em temperaturas tão baixas, graças aos trocadores de calor superdimensionados, ao projeto de arrefecimento do conjunto, à admissão de ar fresco e ao alto fluxo de óleo frio injetado na unidade compressora, a qual, por sua vez, gira na rotação mais baixa possível para a vazão requerida. Saiba mais.

3. Isolamento térmico:

Isolar as tubulações expostas ao sol ou ambientes quentes é uma prática eficaz para minimizar a transferência de calor para o ar comprimido. O isolamento térmico ajuda a preservar a temperatura ideal do ar, garantindo um funcionamento mais eficiente do sistema.

4. Monitoramento contínuo:

Utilizar sistemas de monitoramento para acompanhar a temperatura do ar comprimido e outros parâmetros do sistema é crucial. Essa prática permite a detecção precoce de variações na temperatura, ajudando na identificação rápida de problemas e na implementação de medidas corretivas antes que causem danos significativos.

5. Combate a vazamentos:

Vazamentos no sistema de ar comprimido não apenas comprometem a pressão, mas também podem aumentar a temperatura operacional. Portanto, é fundamental verificar regularmente e corrigir qualquer vazamento para manter a eficiência do sistema.

Leia também: Vazamentos de ar comprimido: saiba como identificar e evitar para não perder dinheiro

6. Dimensionamento adequado do compressor:

Também é muito importante utilizar um compressor com a potência adequada para a aplicação específica. Um compressor sobredimensionado pode gerar mais calor do que o necessário, enquanto um subdimensionado pode operar constantemente em sua capacidade máxima, elevando a temperatura.

Eficiência energética, redução de custos e confiabilidade

Em resumo, reduzir o impacto da alta temperatura no sistema de ar comprimido é essencial para manter a eficiência e prolongar a vida útil dos equipamentos. Adotar as boas práticas acima não apenas melhora a eficiência energética, mas também reduz os custos operacionais e aumenta a confiabilidade do sistema pneumático.

Entre em contato agora mesmo com os especialistas da Metalplan e garanta compressores e secadores de ar comprimido sob medida para a sua demanda.

Compartilhe:
Leituras relacionadas
energia elétrica ar comprimido
Conheça as 9 maiores causas do desperdício de energia elétrica no sistema de ar comprimido
dicas sala de compressores ar comprimido
Ar comprimido para operações industriais: dica para definir um sistema que evita paradas de produção
geração de nitrogênio no local da aplicação a partir do ar comprimido gerador
Gerador de nitrogênio on site recebe incentivos do Fundo Clima
chiller industrial polar metalplan chillers
Fundo Clima: chillers de alta eficiência energética podem ser 100% financiados com prazo de até 16 anos