R. Fernão Dias, 14
Cajamar - São Paulo - SP

Blog

compressor ar comprimido corte a laser fibra ótica óptica
Os comentários estão desativados

Compressor de ar projetado para o corte a laser garante mais qualidade, eficiência e segurança

compressor ar comprimido corte a laser fibra ótica óptica

O ar comprimido é utilizado no corte a laser de fibra ótica como uma alternativa de baixo custo comparada aos outros gases, mantendo uma boa qualidade. Para garantir máxima eficiência, rentabilidade e segurança, é necessário que o compressor, secador e reservatório de ar sejam projetados especialmente para proporcionar a pressão, pureza e estabilidade ideais a esta aplicação.

Os equipamentos de ar comprimido utilizados no corte a laser devem operar com 16 bar de pressão, para cortar em alto nível chapas de variadas espessuras de aço carbono, aço inoxidável, alumínio, cobre, aço galvanizado, latão, madeira e outros materiais.

No entanto, os compressores, secadores e reservatórios comuns trabalham com até 12,5 bar de pressão, o que compromete a qualidade e eficiência do processo produtivo.

Líder de mercado em diversos segmentos, a Metalplan desenvolveu equipamentos projetados especialmente para garantir o melhor corte a laser com ar comprimido. O compressor de parafuso Rotor Plus Laser, com 15 hp de potência, o secador por refrigeração Titan Plus Laser e o reservatório SVA Laser operam com 16 bar de pressão, garantindo qualidade máxima na aplicação, com segurança e economia.

Fique atento

É importante ficar atento na hora de escolher equipamentos de ar comprimido para o corte a laser. É comum a utilização de compressores com pressões incompatíveis com a aplicação. Máquinas superdimensionadas têm maior custo na aquisição, na manutenção, e no consumo de energia elétrica.

Alguns fabricantes realizam apenas pequenas adaptações para gerar uma pressão mais alta em compressores padrão, subdimensionados para esta utilização, comprometendo a produtividade.

Tratamento do ar comprimido no corte a laser evita perdas na produção e danos à máquina

Além do compressor adequado, o tratamento do ar comprimido é fundamental no corte a laser. O ar contém água, óleo e outros contaminantes. Se não for tratado, pode afetar a transmissão do raio laser e gerar desperdício de produção ou até danificar a cabeça do laser e outros componentes.

Todo o sistema de ar comprimido deve estar dimensionado para a mesma pressão. Utilizar secador e reservatório com dimensionamento menor que o do compressor gera riscos aos usuários e aos equipamentos.

Garanta qualidade, eficiência e segurança com os equipamentos Metalplan projetados especialmente para o corte a laser.

compressor ar comprimido corte a laser fibra ótica óptica

Outros gases

Por utilizar apenas ar atmosférico pressurizado, o ar comprimido destaca-se pelo custo-benefício. Custa muito menos do que o uso de oxigênio (O₂) e o nitrogênio (N2), por exemplo. Mas há diversas aplicações que demandam estes gases.

O N2 evita a oxidação e é usado em cortes que necessitam de maior pureza, para uma melhor qualidade final, evitando retrabalho. O O₂ aquece e acelera o processo de corte e é indicado para chapas grossas de materiais como aço carbono, aço inoxidável, metais de liga, etc.

Para gerar estes gases no local da aplicação e reduzir significativamente os custos da compra a granel, conte com o gerador de nitrogênio on site NitroMax e o gerador de oxigênio Oxiplus, da Metalplan.

Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais sobre as melhores soluções em gases para o corte a laser da sua empresa.

Compartilhe:
Leituras relacionadas
gestão de frotas gerador de nitrogenio calibragem pneus
Gerador de nitrogênio para pneus aumenta rentabilidade na gestão de frotas
chiller industrial assistência técnica refrigeração resfriador
Suporte técnico ao cliente deve pesar na escolha de um chiller industrial
compressor odontológico tratamento ar comprimido dentista consultório clínica
Por que consultórios odontológicos devem tratar o ar comprimido?
instalacao compressor instalação sala de compressores
Por que é fundamental que seu compressor fique num espaço com ventilação?