R. Fernão Dias, 14
Cajamar - São Paulo - SP

Blog

Metalplan Equipamentos recebeu visita de alunos do curso de Eletroeletrônica da escola Senai
Os comentários estão desativados

Da teoria à prática: alunos do Senai fazem visita técnica à Metalplan

Metalplan Equipamentos recebeu visita de alunos do curso de Eletroeletrônica da escola Senai "Suzana Dias", de Santana de Parnaíba

A Metalplan abriu suas instalações, em Cajamar, na Grande São Paulo, para alunos do curso de Eletroeletrônica da escola Senai “Suzana Dias”, de Santana de Parnaíba, no dia 5 de setembro. Na visita técnica, os estudantes puderam conferir na prática parte do que é ensinado em sala de aula, conhecendo a estrutura e funcionamento de uma indústria referência de mercado.

Os alunos assistiram a uma apresentação sobre as quatro Unidades de Negócios da Metalplan: Ar Comprimido, Geração de Nitrogênio e de Oxigênio on site, Refrigeração Industrial e Biogás. 

Em seguida, visitaram a fábrica para conferir de perto o processo de produção de equipamentos como compressores, chillers e geradores de nitrogênio.

“Uma visita técnica agrega muito ao aluno. Muitas vezes, o ambiente estudantil, sendo apenas teórico, não traz para o estudante a realidade de uma indústria. Trazer o estudante a um grande fabricante, que fornece conhecimentos técnicos direcionados com relação aos equipamentos é muito importante”, destacou o professor de Eletrotécnica Vanilson Medeiros.

NOVAS PERSPECTIVAS

Este tipo de atividade ajuda a ampliar os horizontes dos jovens alunos com relação às muitas possibilidades de carreira na indústria. “Estou me descobrindo nessa área e tenho gostado demais. Fico muito feliz com essa visita. É muito interessante sair do teórico e ver de perto como são fabricadas coisas úteis do meu dia a dia”, afirmou Izabella Domingues, de 19 anos.

O professor Medeiros analisa que “é muito comum, nos cursos técnicos, que alunos ainda não saibam para onde podem ir na carreira. E ter contato com campos tão grandes, como ar comprimido, refrigeração industrial e geração de gases abre novas perspectivas”.

As turmas do Senai também são compostas por profissionais com larga experiência em busca de atualização no mercado e ampliar a qualificação. Caso do técnico em manutenção Estevão Gouveia, 49. “Os dispositivos estão mais modernos, com novas tecnologias, e decidi fazer o curso no Senai para me atualizar. As visitas técnicas são ótimas para aumentar o nosso conhecimento.”

PORTAS ABERTAS

O diretor da Metalplan, Edgard Dutra, destaca que “a qualificação profissional é uma das ferramentas mais eficazes para promover desenvolvimento social e tornar o Brasil mais competitivo. E as empresas devem ter participação ativa nesta transformação. Por isso, a Metalplan promove continuamente uma série de ações voltadas à capacitação dos colaboradores e parceiros e está de portas abertas a iniciativas como as visitas técnicas e outros projetos junto ao Senai”.

Leia também | ISO 50001: ar comprimido é peça-chave no Sistema de Gestão de Energia

Compartilhe:
Leituras relacionadas
gerador de nitrogênio geração
Saiba como funciona a geração de nitrogênio a partir do ar comprimido no local da aplicação
secador por adsorção ar comprimido funcionamento metalplan
Saiba como funciona o secador de ar comprimido por adsorção
secadores por refrigeração ar comprimido
Secador de ar comprimido por refrigeração: conheça o seu funcionamento
iso 8573 tratamento ar comprimido
ISO 8573-1: por que o ar comprimido concentra contaminantes e como eliminá-los?