R. Fernão Dias, 14
Cajamar - São Paulo - SP

Blog

gerador de nitrogenio n2 nitromax metalplan
Os comentários estão desativados

Empresas investem em gerador de nitrogênio para reduzir custos e acabar com problemas da compra a granel

O nitrogênio (N2) é utilizado numa enorme variedade de processos industriais e aplicações. O elemento químico está presente na fabricação de produtos alimentícios, medicamentos, eletrônicos, fertilizantes, corte a laser, etc. A maioria das indústrias ainda utiliza o N2 fornecido a granel, na forma líquida ou gasosa, armazenado em tanque criogênico ou em cilindros. Mas tem crescido o número de fabricantes que investem nas vantagens de gerar o nitrogênio no próprio local de consumo, com a implantação de usinas geradoras de nitrogênio on site. Elas reúnem um compressor, que capta e comprime o ar atmosférico, um gerador de nitrogênio, que separa as moléculas de N2 das moléculas dos outros gases presentes no ar, além de alguns equipamentos acessórios. O nitrogênio gasoso originado deste processo é utilizado em diversas aplicações industriais, desde que não haja necessidade de temperaturas ultra baixas.

A geração de N2 on site tem se comprovado uma alternativa eficaz, que reduz o elevado custo de frete do nitrogênio líquido ou gasoso e evita as complexidades inerentes à compra de nitrogênio a granel, como burocracia, logística e manuseio de cilindros, entre outras.  

Cases

Diversos cases mostram as vantagens da geração de nitrogênio com relação à compra a granel. Nos Estados Unidos, uma fabricante de metal fez uma avaliação minuciosa para descobrir o motivo do nitrogênio que adquiria a granel não acompanhar o rendimento de sua produção e constatou que gerar o próprio N2 é mais eficiente e custa menos.

Antes de optar pela mudança, a empresa fez uma análise de medições durante o período de seis meses. Foi constatado que grande parte do nitrogênio líquido adquirido era desperdiçado, sem nunca ser usado no processo de produção, devido a perdas em momentos como: conectar e desconectar as mangueiras de transferência do nitrogênio líquido entre o caminhão de entrega e o tanque; e no frasco de armazenamento, no qual uma porção do gás deve ser liberada para a atmosfera para controlar a pressão durante os períodos de inatividade da fábrica. Diante do prejuízo, a geração de N2 on site se mostrou uma alternativa mais eficiente e econômica do que a compra a granel.

Retorno do investimento em gerador de nitrogênio acontece rápido

O retorno do investimento em um gerador de nitrogênio on site geralmente ocorre entre 18 e 24 meses, de acordo com a quantidade de N2 consumida. No entanto, há casos em que o payback supera, de longe, essa estimativa. Um destes exemplos é uma fabricante de cerâmicas no interior paulista. Para acabar com os problemas contratuais com o fornecedor de quem adquiria nitrogênio a granel, a empresa optou pelo gerador de nitrogênio NitroMax, da Metalplan, com um payback de apenas seis meses.

usina geradora de nitrogênio on site nitromax metalplan gerador de n2

Conheça todas as vantagens do gerador de nitrogênio NitroMax

Compartilhe:
Leituras relacionadas
gerador de nitrogênio geração
Saiba como funciona a geração de nitrogênio a partir do ar comprimido no local da aplicação
gestão de frotas gerador de nitrogenio calibragem pneus
Gerador de nitrogênio para pneus aumenta rentabilidade na gestão de frotas
utilização de nitrogênio na produção de cerveja
Cervejarias economizam e ganham eficiência gerando o próprio nitrogênio
gerador de nitrogênio indústria plástica injeção assistida a gás
Gerador de nitrogênio on site na indústria do plástico: eficiência e economia na injeção assistida a gás