R. Fernão Dias, 14
Cajamar - São Paulo - SP

Blog

gerador de nitrogênio on site usina geradora de N2
Os comentários estão desativados

Fabricante de café garante crescimento e lucratividade ao investir em gerador de nitrogênio on site

gerador de nitrogênio on site usina geradora de N2

Empresas de todos os portes podem garantir economia e eficiência ao manter sua própria fonte de N2 limpo, seco e confiável, com pureza sob medida para a aplicação. Um gerador de nitrogênio on site é um investimento de retorno rápido, geralmente em até 24 meses, de acordo com a quantidade consumida.

O N2 é muito utilizado na indústria alimentícia. Uma das aplicações é no envase de café, para preservar a qualidade do produto e evitar a oxidação.

Um pequeno fabricante crescia adquirindo cada vez mais cilindros de N2 para dar suporte ao aumento da demanda. Até que constatou que essa forma de obter o gás reduzia a eficiência do processo produtivo e gerava um impacto orçamentário que comprometia sua rentabilidade.

No início da operação da empresa, dois cilindros de N2 de alta pressão por dia eram um investimento inicial baixo para uma produção de uma ou duas horas. Com o crescimento, a necessidade diária de cilindros subiu para ao menos sete, para um turno de oito horas ou mais.

O custo deste acréscimo impactava na lucratividade e competitividade do negócio. O manuseio dos pesados cilindros comprometia a eficiência e a segurança no processo produtivo. Com as boas práticas ESG cada vez mais importantes para as organizações, o transporte aumentava a pegada ambiental da empresa.

Uma solução eficiente e econômica

Para solucionar os problemas detectados e garantir o crescimento de forma eficiente e econômica, o fabricante de café investiu em um gerador de nitrogênio on site.

O equipamento produz o gás a partir do ar comprimido. O N2 compõe aproximadamente 78% do ar atmosférico. A tecnologia PSA – Pressure Swing Adsorption permite separar e preparar este gás para uso de acordo com a demanda, no local da aplicação. Assim, o usuário tem nitrogênio sempre disponível, inclusive para atender de forma rápida a um possível aumento da produção.

A geração on site consiste, resumidamente, em captar, comprimir e tratar o ar, por meio de compressor, filtros e secador, conduzindo-o ao gerador, que separa as moléculas de oxigênio das de N2.

Gerador de nitrogênio proporciona o gás sob medida com pureza de até 99,999%

O gerador de nitrogênio on site NitroMax, da Metalplan, produz o gás com nível de pureza de até 99,999%. Cada equipamento é customizado para atender às necessidades específicas do usuário em termos de pureza, pressão, vazão, layout, segurança e eletrônica embarcada.

O equipamento garante N2 a custo mais baixo, estável e previsível, evitando as variações de preço e os complexos contratos da compra a granel.

Também reduz a pegada ambiental do negócio e proporciona mais segurança, evitando o trabalho com uma substância líquida ultrafria ou o transporte e movimentação de cilindros pesados.

usina geradora de nitrogênio on site nitromax metalplan gerador de n2

Conheça todas as vantagens do gerador de nitrogênio NitroMax para garantir N2 com máxima economia e qualidade para sua demanda.

Compartilhe:
Leituras relacionadas
energia elétrica ar comprimido
Conheça as 9 maiores causas do desperdício de energia elétrica no sistema de ar comprimido
dicas sala de compressores ar comprimido
Ar comprimido para operações industriais: dica para definir um sistema que evita paradas de produção
geração de nitrogênio no local da aplicação a partir do ar comprimido gerador
Gerador de nitrogênio on site recebe incentivos do Fundo Clima
chiller industrial polar metalplan chillers
Fundo Clima: chillers de alta eficiência energética podem ser 100% financiados com prazo de até 16 anos