R. Fernão Dias, 14
Cajamar - São Paulo - SP

Blog

filtro ar comprimido elemento filtrante metalplan
Os comentários estão desativados

Filtro de ar comprimido: saiba como funciona e quais as finalidades do pré e do pós-filtro

filtro ar comprimido elemento filtrante metalplan

O filtro de ar comprimido tem a finalidade de remover contaminantes presentes no ar e captados pelo compressor durante o processo de compressão. A eliminação de impurezas assegura qualidade e eficiência energética ao sistema pneumático.

Os filtros são constituídos por uma carcaça resistente à pressão e por um elemento filtrante, que é responsável pela filtração do ar comprimido. Alguns acessórios costumam fazer parte do filtro, como purgador automático e manômetro indicador da saturação do elemento filtrante (perda de carga).

Os elementos filtrantes de ar comprimido

Os elementos filtrantes são geralmente apresentados em diferentes graus de filtração, utilizados conforme a aplicação do ar comprimido e a posição do filtro no sistema. Há diferentes tipos de elementos, para serem utilizados de acordo com a finalidade.

Os elementos coalescentes são os mais versáteis, realizando inclusive a remoção de água e óleo, com excelente custo-benefício. A coalescência é a aglutinação de pequenas gotas de condensado (aerossóis) em gotas maiores, sujeitas à ação da gravidade.

Mais utilizados em aplicações especiais, como em indústrias alimentícias, químicas e farmacêuticas, os elementos adsorvedores são compostos por carvão ativado, que elimina odores e impurezas. Já os elementos microbiológicos retêm microrganismos e bactérias.

Onde os filtros de ar comprimido são utilizados?

A utilização dos filtros de ar comprimido acontece geralmente em três posições: antes e depois do secador de ar – chamados pré-filtro e pós-filtro, respectivamente -, e junto ao ponto de uso.

Mas, por que os filtros são usados em diferentes pontos e quais as suas funções em cada um deles? Confira:

Qual a função do pré-filtro?

A função do filtro instalado antes do secador por refrigeração (pré-filtro) é separar a contaminação sólida e líquida (~30%) não totalmente elimi­nada pelo separador de condensados do resfriador-posterior do compressor de ar, protegendo os trocadores de calor do secador contra o excesso de óleo oriundo do compressor de ar, que prejudica sua eficiência.

No caso de sistemas dotados de secadores por adsorção, o pré-filtro de­verá garantir que nenhuma quantidade de contaminação líquida, inclusive os aerossóis de água e óleo, atinja o material adsorvedor, obstruindo seus poros e impedindo a sua reativação.

Qual a função do pós-filtro?

O filtro instalado após o secador (pós-filtro) deve ser responsável pela eliminação da umidade residual (~30%) não removida pelo separador mecânico de condensados do secador por refrigeração, além da contenção dos sólidos não retidos no pré-filtro.

A capacidade do pós-filtro efetuar a eliminação de qualquer umidade residual é seriamente afetada pela temperatura do ar comprimido na saída do secador. Quanto menor a temperatura, maior a eficiência. Com filtros integrados, o secador por refrigeração Energy Plus é o único fabricado no Brasil com o pós-filtro coalescente em seu ponto mais frio, garantindo eficiência imbatível no tratamento do ar comprimido.

No caso de sistemas dotados de secadores por adsorção, o pós-filtro destina-se apenas à retenção das partículas sólidas produzidas pela abrasão do material adsorvedor (poeira do adsorvedor).

Qual a função de um filtro de ar comprimido instalado no ponto de uso?

O filtro de ar comprimido também pode ser instalado no ponto de uso, para evitar que os conta­minantes presentes ao longo da tubulação atinjam a aplicação final do ar comprimido.

Se o sistema não possui qualquer tipo de tratamento de ar comprimido, os filtros instalados no ponto de uso são ainda mais recomendados.

Máxima eficiência de filtração

filtro ar comprimido elemento filtrante metalplan

Os filtros de ar comprimido Hyperfilter, da Metalplan, contam com os elementos coalescentes, adsorvedores e microbiológicos Hi-Flux, especialmente desenvolvidos para eliminar cada forma de contaminação específica, proporcionando a máxima qualidade ao ar comprimido gerado por qualquer tipo de compressor, em qualquer ambiente.

Foram projetados para satisfazer aos requisitos de todas as classes de qualidade da norma ISO 8573. Portanto, proporcionam ar comprimido puro e seco dentro de rigorosos padrões internacionais, com custos de operação extremamente baixos.

O meio filtrante plissado dos elementos Hi-Flux resulta em área de filtração cinco vezes maior que a dos convencionais elementos “enrolados”, aumentando a vida útil e reduzindo a perda de carga.

Disponíveis para uma ampla faixa de vazões (15 a 10000 pcm), os filtros Hyperfilter são produzidos com carcaças roscadas ou flangeadas (1/2’’ a 8’’) e contam com manômetro diferencial de alta visibilidade, que indica o momento ideal para a troca do elemento filtrante, além de dreno automático. Os sistemas de abertura garantem facilidade e segurança na substituição dos elementos.

Garanta a máxima eficiência de filtração para o seu sistema de ar comprimido.

Compartilhe:
Leituras relacionadas
gerador de nitrogênio geração
Saiba como funciona a geração de nitrogênio a partir do ar comprimido no local da aplicação
secador por adsorção ar comprimido funcionamento metalplan
Saiba como funciona o secador de ar comprimido por adsorção
secadores por refrigeração ar comprimido
Secador de ar comprimido por refrigeração: conheça o seu funcionamento
iso 8573 tratamento ar comprimido
ISO 8573-1: por que o ar comprimido concentra contaminantes e como eliminá-los?