R. Fernão Dias, 14
Cajamar - São Paulo - SP

Blog

fundo clima equipamentos industriais
Os comentários estão desativados

Fundo Clima: compressores e secadores de alta eficiência energética podem ser adquiridos com incentivos

O Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (Fundo Clima) recebeu este ano o repasse de R$ 10,4 bilhões para o financiamento facilitado de projetos de empresas, do poder público e de organizações para o combate à mudança climática.

Compressores e secadores de ar de alta eficiência energética, ou seja, que proporcionam economia de energia, reduzem a emissão de gases de efeito estufa. Portanto, podem ser adquiridos com incentivos do Fundo, através do BNDES.

O prazo de financiamento é de até 16 anos, incluído até 5 anos de carência, com juros abaixo da média de mercado. Os itens financiáveis devem ser novos, nacionais e cadastrados no BNDES Finame.

A média de idade das máquinas e equipamentos utilizados nas plantas industriais brasileiras é de 14 anos, segundo a Confederação Nacional da Indústria. Mais de um terço já ultrapassaram ou estão próximos do ciclo de vida ideal sinalizado pelos fabricantes.

Os incentivos do Fundo Clima proporcionam a diminuição da pegada ambiental e aceleram o retorno do investimento na renovação do maquinário.

O ar comprimido responde, em média, por 30% do consumo energético de uma indústria

O sistema de ar comprimido é responsável, em média, por 30% do consumo energético de uma indústria.

Compressores de ar eficientes e modernos, como o TotalPack e o PowerPack, podem reduzir pela metade o custo da geração de energia pneumática, ao mesmo tempo em que proporcionam aumento da produtividade e da qualidade da produção.

A renovação também diminui a demanda de manutenção e as possíveis interrupções no fornecimento de ar comprimido necessárias para o serviço. Menos resíduos decorrentes de substituições de peças e componentes proporcionam uma redução ainda maior da pegada ambiental do negócio.

Liderança em rendimento isotérmico

compressor industria plastica

Disponíveis nas potências de 10 a 250 hp, os compressores de ar TotalPack e o PowerPack, da Metalplan, destacam-se pelo rendimento isotérmico mais elevado da categoria. Este diferencial relaciona o consumo de energia com o volume de ar comprimido gerado pelo compressor.

Em outras palavras, nenhum outro compressor industrial disponível no mercado opera em temperaturas tão baixas, graças aos trocadores de calor superdimensionados, ao projeto de arrefecimento do conjunto, à admissão de ar fresco e ao alto fluxo de óleo frio injetado na unidade compressora, a qual, por sua vez, gira na rotação mais baixa possível para a vazão requerida.

O TotalPack conta com secador e filtros integrados. Forma um sistema completo de geração e tratamento do ar comprimido, nas diretrizes da classe de qualidade [1:4:1] da norma ISO 8573, a mais utilizada na indústria.

Ambos os modelos têm a opção de velocidade variável, com inversor de frequência. Essa alternativa garante uma economia de até 35% no consumo de energia em operações em que a demanda por ar comprimido oscila.

60% mais econômico que qualquer compressor de pistão

compressor de ar oficina mecanica centro automotivo parafuso pistão

Para pequenas e médias vazões, o compressor de parafuso Rotor Plus pode ter financiamento facilitado com recursos do Fundo Clima. Pioneiro na tecnologia rotary screw para pequenas e médias vazões, o equipamento tornou-se a principal referência do mercado e o mais vendido no país até 25 hp. 

O Rotor Plus proporciona ganhos significativos em produtividade e economia, em substituição aos obsoletos compressores de pistão.

O consumo energético é 50% menor e o custo de manutenção, 70% mais baixo. Com todas as vantagens, o Rotor Plus é 60% mais econômico que qualquer compressor de pistão ao longo do tempo.

Tratamento eficiente do ar comprimido

secador de ar

O tratamento do ar comprimido elimina a água, o óleo e as partículas sólidas do sistema pneumático e também reflete em sua eficiência energética.

Os secadores por refrigeração Metalplan são os únicos fabricados no Brasil com pré-filtro e pós-filtro coalescentes na sequência determinada pela ISO: antes e depois do secador, no ponto mais frio*, garantindo desempenho imbatível na remoção da umidade.

O Energy Plus (250 a 9600 pcm) conta com painel Mastercontrol, que controla e monitora as principais funções do equipamento. O compressor frigorífico scroll é 20% mais eficiente que os de pistão, entre uma série de outras vantagens.

O Titan Plus (20 a 250 pcm) é um secador robusto e de baixo custo, compatível com qualquer tipo de compressor. O equipamento é líder de mercado há mais de 20 anos, graças a seus diferenciais, como: painel microprocessado, trocador de calor em alumínio brasado e dreno eletrônico.

Eficiência energética no DNA

metalplan equipamentos

Com quatro décadas de expertise, a Metalplan tem a eficiência energética em seu DNA, sendo o primeiro fabricante de compressores do mundo a obter o certificado ISO 50001- Gestão de Energia.

Todos os equipamentos produzidos pela empresa são projetados para operar com o menor consumo de energia possível, promovendo competitividade às empresas e preservação ambiental.

Entre em contato com nossos especialistas e conheça as soluções oferecidas pelas quatro unidades de negócios da Metalplan: Ar Comprimido, Oxigênio & Nitrogênio, Refrigeração Industrial e Biogás e GNV.

Leia também: Não existe ESG sem eficiência em ar comprimido

* Exceto no Titan Plus – 20 pcm

Compartilhe:
Leituras relacionadas
energia elétrica ar comprimido
Conheça as 9 maiores causas do desperdício de energia elétrica no sistema de ar comprimido
dicas sala de compressores ar comprimido
Ar comprimido para operações industriais: dica para definir um sistema que evita paradas de produção
geração de nitrogênio no local da aplicação a partir do ar comprimido gerador
Gerador de nitrogênio on site recebe incentivos do Fundo Clima
chiller industrial polar metalplan chillers
Fundo Clima: chillers de alta eficiência energética podem ser 100% financiados com prazo de até 16 anos