R. Fernão Dias, 14
Cajamar - São Paulo - SP

Blog

tudo cano rede ar comprimido ppr aluminio plastico aço redes
Os comentários estão desativados

Indústria têxtil troca PPR por alumínio e torna sua rede de ar comprimido eficiente, econômica e confiável

tudo cano rede ar comprimido ppr aluminio plastico aço

Uma indústria têxtil enfrentava um expressivo aumento da perda de carga no sistema de ar comprimido, comprometendo o atendimento da demanda e com custo energético cada vez mais elevado.

Em análise de especialistas, foi constatado que a tubulação estava subdimensionada, criando restrição de fluxo; e apresentava muitos vazamentos, inerentes à sua composição em PPR, que custa menos na hora de adquirir, mas, com o tempo, sofre deformações e rachaduras.

Como exemplo dos prejuízos causados pelos vazamentos, cada orifício de apenas 1 milímetro de diâmetro no sistema de ar comprimido chega a causar, por ano, um prejuízo superior a R$ 2.000.

Uma perda de carga de 400 m³/h resulta em quase R$ 20.000 desperdiçados anualmente.

As perdas em uma rede composta por um material inadequado e ineficiente, como o PPR, também podem gerar um diagnóstico equivocado de falha no compressor. Isso resulta em despesas com manutenção e paradas de produção. Outro reflexo pode ser o aumento de defeitos nos itens fabricados.

Portanto, os especialistas em ar comprimido recomendaram à indústria têxtil uma nova tubulação, com dimensionamento correto e em alumínio, material que proporciona uma rede com mínima perda de carga, livre de vazamentos e corrosão.

Para o mesmo diâmetro externo, a tubulação de alumínio sempre apresenta o maior diâmetro interno. Outros materiais necessitam de espessura mais grossa para suportar a pressão e atender requisitos adicionais de resistência e durabilidade. Os tubos de PPR têm área de passagem 42% menor que os de alumínio.

Retorno rápido

Após a substituição da problemática tubulação de PPR pela de alumínio, a queda de pressão na rede de ar comprimido desta indústria têxtil diminuiu de 10 psig para menos de 2 psig.

O retorno do investimento foi rápido. Além de evitar perdas na rede, os tubos de alumínio garantem alta eficiência energética, durabilidade e diversas outras vantagens, como a velocidade e a facilidade de instalação.

O único sistema de tubos e conexões para redes de ar comprimido 100% em alumínio

AirLine é o único sistema de tubos e conexões para redes de ar comprimido 100% em alumínio, uma exclusividade da Metalplan.

As conexões do AirLine, em alumínio extrudado e calibrado, são menores, mais leves e eficientes, e promovem perfeito e integral cravamento com o tubo. Junto com o anel tipo O, garantem a vedação total da tubulação. 

Os tubos e conexões AirLine não sofrem corrosão e não vazam nos tubos ou nas conexões.

Outra vantagem é o encaixe modular, que permite que você monte, desmonte e remonte quantas vezes quiser com facilidade.

O sistema sem rosca dispensa o uso de ferramentas especiais e impede vazamentos. A perda de carga minimizada reduz o tempo em carga dos compressores.

tudo cano rede ar comprimido ppr aluminio plastico aço

Conte com a Metalplan para garantir a máxima eficiência e produtividade no seu sistema de ar comprimido. Conheça todas as vantagens da linha AirLine e entre em contato com nossos especialistas.

Compartilhe:
Leituras relacionadas
biogás biometano combustível do futuro metalplan
Com patrocínio da Metalplan, Fórum destaca potencial do biogás e biometano no país
tratamento condensado ar comprimido separador agua óleo aqua+ metalplan
Por que o tratamento do condensado do ar comprimido é essencial para o meio ambiente?
compressor de parafuso vantagens compressor de pistão
8 vantagens do compressor de parafuso para pequenas e médias empresas
filtro ar comprimido elemento filtrante metalplan
Filtro de ar comprimido: saiba como funciona e quais as finalidades do pré e do pós-filtro