R. Fernão Dias, 14
Cajamar - São Paulo - SP

Blog

tudo cano rede ar comprimido ppr aluminio plastico aço redes
Os comentários estão desativados

Indústria têxtil troca PPR por alumínio e torna sua rede de ar comprimido eficiente, econômica e confiável

tudo cano rede ar comprimido ppr aluminio plastico aço

Uma indústria têxtil enfrentava um expressivo aumento da perda de carga no sistema de ar comprimido, comprometendo o atendimento da demanda e com custo energético cada vez mais elevado.

Em análise de especialistas, foi constatado que a tubulação estava subdimensionada, criando restrição de fluxo; e apresentava muitos vazamentos, inerentes à sua composição em PPR, que custa menos na hora de adquirir, mas, com o tempo, sofre deformações e rachaduras.

Como exemplo dos prejuízos causados pelos vazamentos, cada orifício de apenas 1 milímetro de diâmetro no sistema de ar comprimido chega a causar, por ano, um prejuízo superior a R$ 2.000.

Uma perda de carga de 400 m³/h resulta em quase R$ 20.000 desperdiçados anualmente.

As perdas em uma rede composta por um material inadequado e ineficiente, como o PPR, também podem gerar um diagnóstico equivocado de falha no compressor. Isso resulta em despesas com manutenção e paradas de produção. Outro reflexo pode ser o aumento de defeitos nos itens fabricados.

Portanto, os especialistas em ar comprimido recomendaram à indústria têxtil uma nova tubulação, com dimensionamento correto e em alumínio, material que proporciona uma rede com mínima perda de carga, livre de vazamentos e corrosão.

Para o mesmo diâmetro externo, a tubulação de alumínio sempre apresenta o maior diâmetro interno. Outros materiais necessitam de espessura mais grossa para suportar a pressão e atender requisitos adicionais de resistência e durabilidade. Os tubos de PPR têm área de passagem 42% menor que os de alumínio.

Retorno rápido

Após a substituição da problemática tubulação de PPR pela de alumínio, a queda de pressão na rede de ar comprimido desta indústria têxtil diminuiu de 10 psig para menos de 2 psig.

O retorno do investimento foi rápido. Além de evitar perdas na rede, os tubos de alumínio garantem alta eficiência energética, durabilidade e diversas outras vantagens, como a velocidade e a facilidade de instalação.

O único sistema de tubos e conexões para redes de ar comprimido 100% em alumínio

AirLine é o único sistema de tubos e conexões para redes de ar comprimido 100% em alumínio, uma exclusividade da Metalplan.

As conexões do AirLine, em alumínio extrudado e calibrado, são menores, mais leves e eficientes, e promovem perfeito e integral cravamento com o tubo. Junto com o anel tipo O, garantem a vedação total da tubulação. 

Os tubos e conexões AirLine não sofrem corrosão e não vazam nos tubos ou nas conexões.

Outra vantagem é o encaixe modular, que permite que você monte, desmonte e remonte quantas vezes quiser com facilidade.

O sistema sem rosca dispensa o uso de ferramentas especiais e impede vazamentos. A perda de carga minimizada reduz o tempo em carga dos compressores.

tudo cano rede ar comprimido ppr aluminio plastico aço

Conte com a Metalplan para garantir a máxima eficiência e produtividade no seu sistema de ar comprimido. Conheça todas as vantagens da linha AirLine e entre em contato com nossos especialistas.

Compartilhe:
Leituras relacionadas
gestão de frotas gerador de nitrogenio calibragem pneus
Gerador de nitrogênio para pneus aumenta rentabilidade na gestão de frotas
chiller industrial assistência técnica refrigeração resfriador
Suporte técnico ao cliente deve pesar na escolha de um chiller industrial
compressor odontológico tratamento ar comprimido dentista consultório clínica
Por que consultórios odontológicos devem tratar o ar comprimido?
instalacao compressor instalação sala de compressores
Por que é fundamental que seu compressor fique num espaço com ventilação?