R. Fernão Dias, 14
Cajamar - São Paulo - SP

Blog

ISO 22000 compressor de ar comprimido indústria de alimentos bebidas metalplan
Os comentários estão desativados

ISO 22000 e ISO 8573: como garantir a máxima segurança em ar comprimido na indústria alimentícia

ISO 22000 compressor de ar comprimido indústria de alimentos bebidas metalplan

O ar comprimido é uma fonte de energia essencial na indústria alimentícia e demanda tratamento rigoroso, nas diretrizes das normas internacionais ISO 22000 e ISO 8573, para garantir a segurança na fabricação de alimentos e bebidas.

Este setor utiliza energia pneumática em diversas aplicações. Entre elas, a operação de equipamentos de produção, embalagem e transporte.

A norma ISO 22000 estabelece uma série de regras de um sistema de gestão de risco específico para a indústria alimentícia. A ISO 8573 é voltada a sistemas de ar comprimido, com foco no nível de contaminação e nas classes de qualidade (pureza), de acordo com cada tipo de aplicação.

As duas normas estão interligadas. É fundamental que um sistema pneumático de uma fábrica de alimentos ou bebidas atenda às diretrizes da ISO 8573 para estar de acordo com as especificações da ISO 22000.

O ar comprimido utilizado na indústria alimentícia deve estar livre de óleo, água e partículas sólidas. Esses contaminantes estão presentes no ambiente. Portanto, são inevitáveis na geração de ar comprimido, qualquer que seja o compressor utilizado.

O sistema de ar comprimido ideal para a indústria de alimentos de acordo com a ISO 22000 e a ISO 8573

Para evitar o risco de contaminação e se enquadrar nas determinações da ISO 8573, um sistema típico de tratamento de ar comprimido de uma fábrica de alimentos precisa ter: resfriador-posterior, pré-filtro, secador, pós-filtro e um módulo Classe Zero, reforçando a barreira contra a passagem de óleo.

A Metalplan é referência na aplicação da ISO 8573 no país. Traduziu, há 30 anos, a primeira versão da norma, e oferece equipamentos projetados para atender às classes de qualidade determinadas para a indústria de alimentos e bebidas e empresas de todos os setores com a máxima eficiência e qualidade.

O compressor de parafuso com secador e filtros integrados TotalPack Flex, da Metalplan, é utilizado por diversos fabricantes do ramo alimentício, de todos os portes. Entre elas, uma empresa brasileira que se tornou líder mundial no segmento de chocolates finos e produz milhares de toneladas do produto por ano.

Os equipamentos Metalplan que ajudam a garantir alta produtividade nesta fábrica, na Grande São Paulo, têm potência entre 40 hp e 100 hp, e são lubrificados com o óleo Food Grade (grau alimentício). A empresa também conta com um módulo de carvão ativado ModuCarb, para garantir ar comprimido Classe Zero-ISO 8573 com a máxima segurança.

Compressor de ar pode ser lubrificado ou isento de óleo

As normas de segurança na fabricação de alimentos permitem a utilização de compressores lubrificados ou isentos de óleo. O ar comprimido gerado por ambos requer tratamento adequado para a aplicação.

Se o equipamento utilizar lubrificante, este deve ser apropriado para garantir a máxima segurança na produção. O óleo sintético Rotor Oil Extra Food Grade, usado nos compressores Metalplan, é totalmente atóxico, incolor e inodoro, e atende aos requisitos da ISO, Anvisa e da FDA – Food and Drug Administration – USA.

Fabricantes que optam por investir num compressor isento de óleo podem contar com a máxima eficiência do ScrollTech Zero Oil Free Air, que é compacto, silencioso e não possui lubrificante em nenhum de seus componentes.

Este equipamento é utilizado, por exemplo, na fábrica de hambúrgueres de uma premiada rede de restaurantes que se tornou referência no setor de alimentação no país, com quase 300 restaurantes espalhados por mais de 80 cidades, nos últimos anos.

Entre em contato com os especialistas da Metalplan e conheça as melhores soluções para o seu negócio em: Ar Comprimido, Refrigeração Industrial, Geração de Gases On Site e Biogás.

Leia também

ISO 50001: ar comprimido é peça-chave no Sistema de Gestão de Energia

Alunos do Senai fazem visita técnica à Metalplan

Compartilhe:
Leituras relacionadas
gestão de frotas gerador de nitrogenio calibragem pneus
Gerador de nitrogênio para pneus aumenta rentabilidade na gestão de frotas
chiller industrial assistência técnica refrigeração resfriador
Suporte técnico ao cliente deve pesar na escolha de um chiller industrial
compressor odontológico tratamento ar comprimido dentista consultório clínica
Por que consultórios odontológicos devem tratar o ar comprimido?
instalacao compressor instalação sala de compressores
Por que é fundamental que seu compressor fique num espaço com ventilação?