R. Fernão Dias, 14
Cajamar - São Paulo - SP

Blog

tratamento condensado ar comprimido separador agua óleo aqua+ metalplan
Os comentários estão desativados

Por que o tratamento do condensado do ar comprimido é essencial para o meio ambiente?

tratamento condensado ar comprimido separador agua óleo aqua+ metalplan

Tratar o condensado do ar comprimido é essencial para atender às normas ambientais e estar de acordo com as práticas ESG. Mas, por que este material afeta o meio ambiente, caso não seja realizado o tratamento? Confira:

Nos compressores de parafuso lubrificados (oil injected), o óleo possui três funções essenciais: manter a lubrificação dos componentes, vedar as frestas micrométricas entre as partes móveis e remover parte substancial do calor de compressão.

Ao executar estas funções, o óleo é arrastado junto ao ar comprimido e separado por dispositivos internos do compressor. Ainda assim, uma pequena quantidade de óleo (~3ppm) migrará para a descarga do compressor.

Em geral, os equipamentos de tratamento do ar comprimido removem quase a totalidade desse óleo, além da água e de outros contaminantes inerentes ao processo de compressão.

As impurezas eliminadas do ar comprimido acabam condensadas. E o despejo inadequado deste condensado causa danos ao meio ambiente: apenas 1 litro de óleo contamina até 25 mil litros de água.

Portanto, faça o tratamento do condensado e mantenha o sistema pneumático da sua empresa em harmonia com o meio ambiente, de acordo com as normas ambientais e as práticas ESG.

O separador água/óleo Aqua+ atende às normas ambientais e as práticas ESG

O controle da contaminação realizado pelo separador água/óleo Aqua+, da Metalplan, é fundamental no descarte ecologicamente correto do condensado. 

O Aqua+ segue rigorosamente as normas da CETESB (Art.18 e 19A) e atende às exigências do CONAMA 430, ABNT NBR 14.605, em sintonia com as práticas ESG.

O projeto inovador deste separador água/óleo dispensa a pré-separação por gravidade e o ajuste de nível, necessários nos separadores convencionais para evitar transbordamento.

Em função de sua estanqueidade garantida, não há possibilidade de contaminação do solo pelo óleo separado. Assim, o tratamento do condensado com Aqua+ permite o equilíbrio do sistema de ar comprimido da sua empresa com o meio ambiente.

Vantagens de contar com o Aqua+ no tratamento do condensado do ar comprimido:

  • Pureza de filtração com baixo teor de carbono
  • 100% de desempenho com lubrificantes sintéticos
  • Alto desempenho (<5 ppm)
  • Filtros com vida útil de até 4000h
  • Não transborda
  • Alta confiabilidade e resistência
  • Instalação simples
  • Manutenção rápida, limpa e de baixa frequência

Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais sobre as características do Aqua+ e das demais soluções e equipamentos Metalplan para proporcionar máxima eficiência e preservação ambiental em ar comprimido.

Compartilhe:
Leituras relacionadas
gerador de nitrogênio geração
Saiba como funciona a geração de nitrogênio a partir do ar comprimido no local da aplicação
secador por adsorção ar comprimido funcionamento metalplan
Saiba como funciona o secador de ar comprimido por adsorção
secadores por refrigeração ar comprimido
Secador de ar comprimido por refrigeração: conheça o seu funcionamento
iso 8573 tratamento ar comprimido
ISO 8573-1: por que o ar comprimido concentra contaminantes e como eliminá-los?