R. Fernão Dias, 14
Cajamar - São Paulo - SP

Blog

compressor ar comprimido industria de alimentos alimentícia
Os comentários estão desativados

Renovação do sistema de ar comprimido reduz custos e aumenta eficiência em indústria de alimentos

compressor ar comprimido industria de alimentos alimentícia

À medida em que crescem, é comum que as indústrias simplesmente agreguem mais e mais compressores e secadores ao seu sistema de ar comprimido. Essa estratégia atende ao aumento da demanda de forma rápida. Mas, se mantida por um longo período, compromete a eficiência energética do sistema e a rentabilidade do negócio.

A renovação e modernização do sistema pneumático, substituindo pequenos equipamentos por um sistema centralizado, pode eliminar perdas e quedas de pressão, por exemplo. Também facilita o tratamento adequado do ar comprimido e otimiza a gestão da manutenção das máquinas.

Tudo isso traz ganhos significativos na produtividade, reduz o consumo de energia e diversos outros custos.

A complexidade de um sistema de ar comprimido fragmentado

Vejamos o exemplo de uma indústria de processamento de alimentos com 10 compressores de parafuso espalhados pela fábrica, entre 10 e 20 hp cada, sendo alguns importados, que já nem possuem mais um representante no Brasil.

Além dos compressores, o sistema contém oito secadores por refrigeração e oito reservatórios. A maioria destes equipamentos fica em locais inadequados, com altas temperaturas.

Um sistema fragmentado fica cada vez mais complexo de ser mantido. Tem consumo maior de energia, precisa de frequentes paradas não programadas para manutenção e apresenta dificuldade para fornecer ar comprimido suficiente nos períodos de pico de demanda do processo produtivo.

Eficiência energética e produtividade

Esta indústria ganharia muito em eficiência, economia e produtividade com a substituição dos diversos equipamentos ineficientes e obsoletos por três compressores TotalPack Flex de 75 hp, sendo dois de velocidade fixa e um de velocidade variável, utilizado de acordo com a demanda de trabalho adicional, todos integrados a ferramentas de monitoramento e gestão da Indústria 4.0.

esg e ar comprimido sustentabilidade eficiencia energetica meio ambiente

O TotalPack Flex conta com secador e filtros integrados, garantindo a mais alta confiabilidade na geração e tratamento do ar comprimido.

Para a indústria alimentícia,  o óleo Rotor Oil Extra Food Grade, utilizado nos compressores fabricados pela Metalplan, é 100% atóxico e atende os requisitos da Anvisa e da FDA (Food and Drug Administration), nos Estados Unidos.  Também é possível adicionar proteção extra ao sistema por meio do módulo de segurança Moducarb, que atende com total segurança a Classe Zero para o contaminante “óleo” da norma ISO 8573, além da ISO 22000.

A rede repleta de improvisos para o acréscimo de máquinas ao longo dos anos seria substituída por um sistema em loop. Os tubos e conexões 100% em alumínio da linha AirLine, uma exclusividade da Metalplan, proporcionariam máxima proteção contra vazamentos, sem corrosão e com mínima perda de carga.

Preparada para o futuro

Este novo sistema pneumático garantiria ainda capacidade adicional para suportar o crescimento da planta fabril.

O retorno do investimento para tornar o sistema de ar comprimido eficiente ocorre de forma rápida, geralmente em até um ano. No exemplo acima, o custo energético, seria reduzido em pelo menos 50%, com qualidade dentro dos padrões da ISO 8573, e maior produtividade.

Entre em contato com os especialistas da Metalplan e obtenha as melhores soluções para o sistema pneumático da sua empresa.

Conheça nossa linha completa de produtos e descubra onde e como podemos ajudá-lo no seu negócio.

Compartilhe:
Leituras relacionadas
energia elétrica ar comprimido
Conheça as 9 maiores causas do desperdício de energia elétrica no sistema de ar comprimido
dicas sala de compressores ar comprimido
Ar comprimido para operações industriais: dica para definir um sistema que evita paradas de produção
geração de nitrogênio no local da aplicação a partir do ar comprimido gerador
Gerador de nitrogênio on site recebe incentivos do Fundo Clima
chiller industrial polar metalplan chillers
Fundo Clima: chillers de alta eficiência energética podem ser 100% financiados com prazo de até 16 anos