R. Fernão Dias, 14
Cajamar - São Paulo - SP

Blog

secador por adsorção ar comprimido funcionamento metalplan
Os comentários estão desativados

Saiba como funciona o secador de ar comprimido por adsorção

secador por adsorção

O secador de ar comprimido tem a função de eliminar a umidade (líquido e vapor) do fluxo de ar. Algumas aplicações exigem ar comprimido totalmente seco, com ponto de orvalho negativo. O secador por adsorção é utilizado nesses casos. O Hybrid, da Metalplan, proporciona ponto de orvalho de até -100°C.

Os secadores por refrigeração, mais utilizados pelo mercado, não atendem a essas demandas, pois propiciam ponto de orvalho de +3°C ou acima.

O secador por adsorção é usado principalmente na fabricação de medicamentos, produtos químicos, componentes eletrônicos, como fibras óticas e chips, além de instrumentação crítica, siderurgia, reatores nucleares, geração de gases de altíssima pureza, etc.

Os secadores por adsorção caracterizam-se por remover os vapores do ar compri­mido sem condensá-los.

Também em função do baixo ponto de orvalho, consomem muito mais energia do que os secadores por refrigeração, usados na maioria das aplicações industriais.

Portanto, recomenda-se cautela na sua especificação.

O que é a adsorção?

A adsorção é um fenômeno físico-químico, no qual as moléculas de água no estado gasoso são atraídas e retidas na superfície de um material adsorvedor.

O material adsorvedor de um secador por adsorção tem um altíssimo poder de atração e retenção das moléculas de água sobre sua superfície. Após algum tempo, essa superfície fica saturada, sendo necessária a sua regeneração.

Há diversos tipos de materiais adsorvedores (sílica-gel, alumina ativada, molecular sieve, H-156, etc.), cada um com características mais apropriadas a certos tipos de aplicação.

A superfície dos materiais adsorvedores atinge áreas de 300 m² por grama.

O gráfico abaixo exibe o desempenho de diferentes tipos de materiais adsorvedores em função da umidade relativa.

Alguns secadores por adsorção utilizam mais de um tipo de material adsorvedor em seu leito de secagem, a fim de garantir o ponto de orvalho especificado.

Os leitos de secagem

Em geral, um secador por adsorção possui dois leitos de secagem, de modo a permitir que um leito esteja secando o ar comprimido, enquanto o leito já saturado possa ser regenerado/reativado.

Em qualquer tipo de secador por adsorção, um fluxo de ar despressurizado e extremamente seco (pré-aquecido ou não) é o veículo condutor para a extração das moléculas de água do leito saturado no sentido oposto ao da secagem.

Um painel de comando determina a frequência e a amplitude dos ciclos de regeneração e adsorção deste tipo de secador.

Um sistema de válvulas também comandado pelo painel do secador permite que a umidade deixe o leito saturado para o meio-ambiente.

Em termos construtivos, um secador por adsorção, em geral, possui: dois vasos sob pressão (leitos) verticais, base, tubulação de interligação, sistema de válvulas, silenciador de purga (muffler) e um painel de comando.

Vantagens do secador por adsorção Hybrid, da Metalplan

O secador por adsorção Hybrid proporciona ponto de orvalho de até -100°C e destaca-se também pela altíssima capacidade de adsorção, confiabilidade, baixo consumo de ar e eficiência energética.

Disponível para vazões de 8,5 a 34000 m³/h, o equipamento opera de forma simples. Outras vantagens do Hybrid são:

  • Controle modular da capacidade
  • Impossibilidade de fluidização do leito
  • Impossibilidade de canalização do fluxo de ar
  • Baixa perda de carga
  • Umidade absoluta de 0,0104g H2O/kgAr a 0,000001g H2O/kgAr
  • Cinco diferentes alternativas de regeneração
  • Exclusivo material adsorvedor Hybrid HD 651 (híbrido de alumina ativada e peneira molecular)
secador por adsorção hybrid metalplan

A fabricação nacional permite financiamento via BNDES/FINAME. A extensa rede de serviços autorizados, com mais de 70 unidades credenciadas por todo o país, garante ainda mais segurança aos clientes.

Entre em contato com os especialistas da Metalplan e obtenha equipamentos e soluções sob medida para proporcionar a máxima eficiência e qualidade no sistema de ar comprimido da sua empresa.

Compartilhe:
Leituras relacionadas
gerador de nitrogênio geração
Saiba como funciona a geração de nitrogênio a partir do ar comprimido no local da aplicação
secadores por refrigeração ar comprimido
Secador de ar comprimido por refrigeração: conheça o seu funcionamento
iso 8573 tratamento ar comprimido
ISO 8573-1: por que o ar comprimido concentra contaminantes e como eliminá-los?
biogás biometano combustível do futuro metalplan
Com patrocínio da Metalplan, Fórum destaca potencial do biogás e biometano no país