R. Fernão Dias, 14
Cajamar - São Paulo - SP

Blog

vazamento de ar comprimido como evitar identificar
Os comentários estão desativados

Vazamentos de ar comprimido: saiba como identificar e evitar para não perder dinheiro

vazamento de ar comprimido airline metalplan

Para ter eficiência energética, um sistema pneumático precisa operar com a pressão adequada, de acordo com a necessidade da aplicação. Vazamentos de ar comprimido ocasionados por válvulas, tubos, mangueiras e conexões mal vedados, corroídos, furados e sem manutenção são responsáveis por perdas de enormes proporções, afetando a produtividade, a qualidade da produção, a segurança dos usuários e o meio ambiente.

Você sabia que um orifício de apenas 1 milímetro de diâmetro no sistema de ar comprimido gera, por ano, um prejuízo de R$ 450,00, em média? O dado é do PotencializEE – programa de eficiência energética liderado pelo Ministério de Minas e Energia e coordenado pela Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).

O problema é que perdas com essas dimensões, ou maiores, são muito comuns em qualquer porte de empresa. A soma de todos estes vazamentos de ar comprimido pode custar dezenas ou centenas de milhares de reais às companhias, em apenas um exercício contábil.

Além do aumento dos custos com energia elétrica, a lucratividade é afetada por outros fatores relacionados a vazamentos de ar, como:

  • A queda de pressão na rede pode gerar um diagnóstico equivocado de falha no compressor. Isso gera custos e paradas de produção desnecessárias, para manutenção ou substituição do equipamento;
  • A qualidade do produto fabricado fica comprometida, pois a pressão inadequada aumenta os defeitos nos itens produzidos;
  • Risco de contaminação no processo produtivo.

ESG e ar comprimido

Vazamentos de ar comprimido também representam danos ao meio ambiente. A ineficiência energética de um sistema pneumático com perdas compromete o compromisso das organizações com ESG (do inglês Environmental, Social and Governance), conjunto de padrões e boas práticas que visa definir se uma empresa promove a sustentabilidade ambiental, é socialmente consciente e corretamente gerenciada. 

Como identificar perdas na rede de forma fácil

  1. Interrompa o consumo de ar comprimido e mantenha os compressores em operação;
  2. A pressão da rede chegará ao limite máximo, fazendo com que os compressores desliguem ou entrem em alívio;
  3. Se existirem vazamentos, a pressão na rede cairá e os compressores (total ou parcialmente) voltarão a comprimir;
  4. Ao medir os tempos carga/alívio, sabendo a vazão efetiva dos equipamentos, é possível deduzir a magnitude total das perdas.

Procure ajuda especializada

Para uma avaliação mais completa, procure ajuda de profissionais especializados, que contam com equipamentos capazes de identificar pontos de vazamento com precisão, e vão te orientar sobre as melhores práticas para corrigir e evitar o problema.

E os profissionais mais bem preparados recomendam tubos e conexões 100% em alumínio da linha AirLine, exclusividade da Metalplan, que não sofrem corrosão e não vazam nos tubos, nem nas conexões.

airline evita vazamentos de ar comprimido

Com AirLine, livre-se dos vazamentos de ar comprimido com perda de carga mínima, corrosão zero e eficiência máxima!

Compartilhe:
Leituras relacionadas
gestão de frotas gerador de nitrogenio calibragem pneus
Gerador de nitrogênio para pneus aumenta rentabilidade na gestão de frotas
chiller industrial assistência técnica refrigeração resfriador
Suporte técnico ao cliente deve pesar na escolha de um chiller industrial
compressor odontológico tratamento ar comprimido dentista consultório clínica
Por que consultórios odontológicos devem tratar o ar comprimido?
instalacao compressor instalação sala de compressores
Por que é fundamental que seu compressor fique num espaço com ventilação?