5 vantagens de calibrar os pneus com nitrogênio
Calibrar os pneus com nitrogênio (N2) garante uma série de vantagens com relação ao ar comprimido. Os benefícios do gás estão relacionados a durabilidade e performance. Por isso, a calibragem em aviões e carros de corrida, como na Fórmula 1, é feita com N2. E esta possibilidade é cada vez mais acessível a todos os motoristas, com o gerador de nitrogênio para pneus NitroMax Tyre, da Metalplan.
Postos de combustíveis, centros automotivos, locadoras de veículos e outros estabelecimentos investem em oferecer calibragem com N2. Assim, aumentam a qualidade proporcionada aos clientes e garantem um diferencial competitivo diante da acirrada concorrência.
O nitrogênio é um gás inerte, puro, ecologicamente correto e extremamente seco. Suas moléculas não atravessam a câmara e o pneu, mantendo a pressão estável por muito tempo. Além disso, as ausências de oxigênio e de umidade mantêm a borracha, a roda e os aros livres de degradação química e de oxidação.
Rodagem com pneus descalibrados gera riscos e prejuízos
De acordo com pesquisa feita no estado de São Paulo por uma das principais fabricantes de pneus do mundo, cerca de 34% dos veículos rodam descalibrados, o que reduz a durabilidade dos pneus e aumenta o consumo de combustível, o desgaste de peças e o risco de acidentes.
Com pneus descalibrados, a distância de frenagem é maior, o risco de aquaplanagem aumenta em mais de 30% e a direção fica mais pesada. A calibragem correta por muito mais tempo, proporcionada pelo nitrogênio, é capaz de reduzir estes riscos e prejuízos de maneira significativa.
Confira cinco vantagens de calibrar os pneus com nitrogênio:
- Maior comodidade
O nitrogênio garante a calibragem por um período até seis vezes maior do que com ar comprimido.
Além da conveniência em não se preocupar frequentemente com a pressão dos pneus, o veículo terá uma rodagem muito mais estável e suave.
- Economia de combustível
A manutenção da pressão correta representa uma economia de combustível de até 15% em relação à calibragem convencional com ar comprimido.
- Maior durabilidade
O menor desgaste proporcionado pelo nitrogênio aumenta a vida útil dos pneus em até 20%. As ausências de oxigênio e umidade mantêm a borracha, a roda e os aros livres de degradação química e oxidação.
- Evita danos ao conjunto de rodagem
Pressões inferiores às recomendadas pelo fabricante do veículo provocam a deformação dos pneus e o desbalanceamento das rodas, o que pode ser evitado com a calibragem com N2. A pressão constante por muito mais tempo também eleva a durabilidade da suspensão e das partes em contato com o oxigênio e a umidade do ar.
- Mais segurança
A estabilidade na pressão e na temperatura dos pneus reduz o risco de acidentes. Além disso, o nitrogênio não é tóxico e não alimenta combustão.
O NitroMax Tyre, da Metalplan, é uma solução simples e confiável para garantir nitrogênio por um custo similar ao do ar comprimido.