Parafuso ou pistão? 3 questões para definir o melhor tipo de compressor de ar para o seu negócio
Vale a pena insistir no pistão ou investir no de parafuso? Esta é uma dúvida comum na hora de se escolher um compressor de ar. Responda às três questões abaixo e tome a melhor decisão na hora de definir o equipamento ideal para atender à demanda de ar comprimido da sua empresa.
1) Gastar muito mais com energia elétrica é um problema?
O compressor de parafuso tem consumo energético 50% menor que o de pistão.
2) Paradas frequentes e custosas para manutenção afetariam sua produtividade?
A troca de óleo do compressor de pistão deve ser feita a cada 200 horas. No de parafuso, o intervalo é de 8 mil horas.
A necessidade de retifica no equipamento de pistão geralmente ocorre a cada 4 mil horas, com mais de 100 itens substituídos. No de parafuso, são necessárias 20 mil horas para um recondicionamento que normalmente demanda a troca de apenas 12 componentes.
O custo de manutenção de um compressor de parafuso é 70% menor ao longo do tempo.
3) Operar com capacidade máxima em tempo integral é importante?
O compressor de parafuso funciona com 100% da capacidade em tempo integral. Já o de pistão só pode operar 70% do tempo em carga, pois precisa de intervalos de resfriamento, para não fundir.
A vazão real de um equipamento de pistão é muito menor do que a teórica, anunciada na máquina. Por exemplo: um compressor de 10 hp tem vazão teórica de 40 pés, mas a vazão real é de 28 pés, a mesma de um compressor de parafuso de 6 hp.
O compressor de parafuso garante mais produtividade e retorno rápido
Considerar essas três questões na hora de definir o tipo de compressor de ar ideal para sua necessidade te leva à melhor escolha. Em um comparativo simples, o compressor de parafuso é 60% mais econômico ao longo de sua vida útil que o de pistão, o que o torna um investimento com rápido retorno sobre um modelo ineficiente e obsoleto.
O Rotor Plus é o compressor de parafuso líder de mercado. Pioneiro na tecnologia rotary screw para pequenas e médias vazões, tornou-se referência ao democratizar o acesso dos usuários à tecnologia mais eficiente de geração de ar comprimido.
É ideal para todos os tipos de indústrias, oficinas, centros automotivos, profissionais autônomos, transportadoras, clínicas e hospitais, entre muitas outras aplicações.
O equipamento pode ser montado de acordo com a necessidade, com ou sem secador e filtros integrados e com ou sem reservatório horizontal.