Cervejarias economizam e ganham eficiência gerando o próprio nitrogênio
O nitrogênio é utilizado durante o processo de fabricação de cerveja em diversas aplicações voltadas a preservar ou aprimorar o sabor do produto.
Entre os exemplos, sempre que a cerveja é removida de um tanque, usa-se nitrogênio para eliminar os resíduos de mosto, impedindo a oxidação dos ingredientes, o que evita sabores azedos nos lotes subsequentes.
Outro uso do nitrogênio é na pressurização de barris e garrafas, contribuindo para manter o frescor da cerveja. A redução do teor de oxigênio no produto final evita sua deterioração e aumenta o prazo de validade na prateleira.
O gás também pode ser adicionado à cerveja durante o processo da carbonatação. Uma porcentagem maior de nitrogênio na mistura com o CO2 suaviza o sabor do produto final.
A forma mais comum de obtenção do nitrogênio usado pela indústria cervejeira é a compra a granel, na forma líquida ou gasosa. Mas a produção própria de N2 gasoso no local da aplicação, por meio de geradores de nitrogênio, tem crescido rapidamente, por ser uma alternativa segura que garante eficiência e economia.
Reconhecido pela extrema confiabilidade e baixo custo operacional, o gerador de nitrogênio gasoso on site NitroMax, da Metalplan, é ideal para cervejarias de todos os portes.
O equipamento utiliza a tecnologia de última geração PSA – Pressure Swing Adsorption, com a separação molecular a partir do ar comprimido, para proporcionar nitrogênio disponível continuamente 24 horas por dia, 7 dias por semana, a um custo mais baixo, estável e evitando as complexidades da compra a granel, como manuseio de cilindros, burocracia e logística.
Nitrogênio sob medida para a fabricação de cerveja
Com fabricação nacional, o gerador de nitrogênio NitroMax é customizado para atender sob medida às necessidades do usuário em termos de pureza, pressão, vazão, layout, segurança e eletrônica embarcada.
O retorno do investimento é rápido. Geralmente ocorre entre 18 e 24 meses, dependendo da quantidade de gás consumida.
Entre em contato com os especialistas da Metalplan e garanta todas as vantagens da geração própria de nitrogênio na sua empresa.
Saiba mais sobre o gerador de nitrogênio NitroMax
Utilizações de nitrogênio na fabricação de cerveja
- Eliminação de resíduos de mosto e cerveja do tanque, impedindo a oxidação dos ingredientes, para evitar sabores azedos nos lotes subsequentes
- Pressurização de barris e garrafas
- Inertização de tanques de armazenamento
- Redução do teor de oxigênio, para evitar a deterioração e aumentar a validade do produto
- Durante o processo da carbonatação, para suavizar o sabor
Vantagens do gerador de nitrogênio NitroMax na indústria cervejeira
- Nitrogênio sempre disponível com a mais alta confiabilidade
- Custo mais baixo e estável com relação à compra a granel
- Mais segurança no processo produtivo
- Customizado para atender às necessidades específicas do usuário em termos de pureza, pressão, vazão, layout, segurança e eletrônica embarcada
- Fabricação 100% nacional
Leia também: Fabricante de café garante crescimento e lucratividade ao investir em gerador de nitrogênio on site