Metalplan associa-se à ABiogás e reforça o compromisso de promover competitividade aliada à preservação ambiental
Referência no mercado de ar comprimido, a Metalplan expandiu suas fronteiras para tecnologias disruptivas em biogás, biometano e GNV e acaba de se associar à Associação Brasileira de Biogás (Abiogás). Assim, a empresa amplia e fortalece o compromisso de promover competitividade aliada à preservação ambiental, sua principal marca ao longo de quatro décadas de trajetória.
O biogás é uma fonte de energia renovável, gerada pela decomposição de matéria orgânica, como resíduos agrícolas, de alimentos e esgoto. O metano (CH4), principal componente do biogás, é um dos mais nocivos gases causadores do efeito estufa, mas pode ser neutralizado, se for aproveitado para gerar energia ou como combustível de máquinas e veículos.
Todo o processo de captura, purificação e uso energético do biogás recebe um selo de sustentabilidade, seja pelo rebaixamento da pegada de carbono, pela redução dos gases de efeito estufa ou pelo reaproveitamento do material orgânico sólido como fertilizante.
A Abiogás busca o aumento da participação do biogás na matriz energética brasileira, atuando como um canal de interlocução com a sociedade civil, os governos federal e estaduais, as autarquias e os órgãos responsáveis pelo planejamento energético brasileiro. A meta da associação é transformar a energia gerada pelo biogás (elétrica, combustível ou térmica) em commodities energéticas amplamente utilizadas, com uma participação de 10% na matriz brasileira.
Atualmente, o Brasil apresenta o maior potencial energético do biogás no mundo: 43,2 bilhões Nm³/ano entre resíduos do setor sucroenergético (48,9%), proteína animal (29,8%), produção agrícola (15,3%) e saneamento (6%). Esse potencial tem capacidade de suprir quase 40% da demanda nacional de energia elétrica ou substituir 70% do consumo de brasileiro de diesel.
A Metalplan participou da implantação da primeira microbiorrefinaria de biogás (para upgrading em biometano) do mundo
A Metalplan foi um dos protagonistas na implantação da primeira microbiorrefinaria de biogás (para upgrading em biometano) do mundo, em atividade desde 2023. Os especialistas da empresa projetaram e construíram, mediante especificações da Air Liquide, líder global em gases industriais e medicinais, este marco de uma era de sustentabilidade e eficiência energética na imensidão do território brasileiro.
A inovação proporcionou autossuficiência energética a uma fazenda de criação de suínos no Mato Grosso do Sul. O combustível utilizado nos tratores, caminhões, máquinas e a geração de eletricidade são decorrentes do biogás.
O projeto foi concluído em 42 meses. O lançamento contou com a participação de grandes veículos da imprensa, como Globo Rural e Forbes. Para admiração dos presentes, os dejetos da fazenda produziam, em tempo real, o combustível biometano do novíssimo trator T6 Methane Power, da New Holland.
Como funciona a Estação Integrada de Compressão & Purificação/Upgradind de Biogás em Biometano
- O biogás fornecido pelo biodigestor é pré-tratado, ficando livre de umidade e sulfeto de hidrogênio (H2S), e comprimido;
- Na sequência, o biogás pode ser destinado à geração de eletricidade ou à purificação/upgrading em biometano;
- O biometano resultante deste processo, comprimido à pressão de até 300 bar, é transportado por um caminhão-tanque, para suprimento à indústria, ou armazenado em cilindros, para abastecimento de veículos e implementos agrícolas;
- Veículos movidos a GNV podem ser reabastecidos com BIOGNV a 250 ou 300 bar, através de uma estação de abastecimento.
Sustentabilidade com retorno rápido
Além da microbiorrefinaria de biogás (para upgrading em biometano), a Metalplan contribui com essa nova era da sustentabilidade através de outras tecnologias e equipamentos de última geração.
A empresa fabrica no Brasil compressores para biogás e biometano de alta eficiência energética, com tecnologia italiana, por meio de uma parceria com a Fornovo Gas S.p.A, líder na Europa e Eurásia em produtos de compressão e distribuição de biogás, biometano e GNV.
O investimento para colocar um negócio na vanguarda do desenvolvimento sustentável tem retorno rápido. Apenas um trator a biometano, usado por 6 horas por dia, garante uma economia anual de R$ 260 mil, em relação ao diesel, e evita a liberação de 460 toneladas de C02 no ar.