Saiba como funciona a geração de nitrogênio a partir do ar comprimido no local da aplicação
Empresas de diversos setores economizam e se tornam mais produtivas com a geração de nitrogênio gasoso on site, em substituição às complexidades da compra do gás a granel.
O N2 compõe 78% do ar atmosférico. A tecnologia de última geração PSA – Pressure Swing Adsorption realiza a separação molecular a partir do ar comprimido e disponibiliza N2 no local da aplicação de forma simples e contínua, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Este processo é realizado através de um gerador de nitrogênio on site, como o NitroMax, da Metalplan. O equipamento pode ser integrado ao sistema pneumático da empresa, formando uma usina geradora de N2 sob medida para atender às necessidades específicas do usuário em termos de pureza, pressão, vazão, layout, segurança e eletrônica embarcada.
Gerar o próprio nitrogênio pode reduzir o custo do metro cúbico para menos da metade, proporcionando uma economia de milhares de reais por ano. O retorno do investimento é rápido, geralmente de 12 a 24 meses, de acordo com a utilização.
O funcionamento de uma usina geradora de nitrogênio
COMPRESSOR DE AR
É essencial garantir um fornecimento confiável e eficiente de ar comprimido para o processo de geração de nitrogênio.
TRATAMENTO DO AR COMPRIMIDO
Um secador de ar comprimido por refrigeração ou por adsorção, com pré e pós-filtros coalescentes e adsorvedores, são componentes básicos do sistema para assegurar a pureza do nitrogênio produzido.
RESERVATÓRIO DE AR
O reservatório de ar comprimido corrige as oscilações de pressão e vazão típicas da geração de nitrogênio pelo método PSA.
GERADOR DE NITROGÊNIO – PSA NITROMAX
O ar comprimido tratado é conduzido a um sistema de dois vasos preenchidos com peneira molecular (carbon molecular sieve). A peneira molecular é capaz de separar as moléculas de oxigênio (diâmetro menor) das moléculas de nitrogênio (diâmetro maior).
Os dois vasos são necessários para garantir um processo de separação sem interrupções, onde um vaso é responsável pela adsorção seletiva, enquanto o outro vaso encontra-se na etapa de regeneração.
O gerador de nitrogênio NitroMax fornece o gás na vazão, pressão e pureza exigidas pelo usuário.
RESERVATÓRIO DE NITROGÊNIO
O nitrogênio produzido é armazenado, a fim de proporcionar um fluxo estável e contínuo do gás a jusante.
BOOSTER DE NITROGÊNIO
Quando necessário, o nitrogênio pode ser recomprimido a pressões de até 250 bar.
ARMAZENAGEM ALTA PRESSÃO
O nitrogênio é armazenado em cilindros de alta pressão, que podem ser fixos ou transportados até os locais onde o gás será consumido.
Empresas de diversos setores comprovam as vantagens da geração de nitrogênio on site
No maior fabricante global de ar-condicionado para automóveis, a produção total de nitrogênio gasoso através do NitroMax atinge 175 m³/h (5,6 tpd), com pureza de 99,999%, proporcionando grande redução de custos, completa autonomia operacional e risco zero de interrupção de fornecimento.
Um fabricante de cerâmica do interior paulista obteve retorno do investimento num gerador de nitrogênio em apenas seis meses. A redução de custos e os ganhos em eficiência e produtividade permitiram que esta empresa se voltasse a outras iniciativas que a levaram a aumentar a produção em mais de 100%.
O N2 é muito utilizado na indústria alimentícia. Uma das aplicações é no envase de café, para preservar a qualidade do produto e evitar a oxidação. Um fabricante de café garantiu crescimento e lucratividade ao investir num gerador de nitrogênio on site.
Entre em contato com os especialistas da Metalplan e saiba mais sobre as vantagens da geração de N2 no local da aplicação para a sua empresa.