Ar comprimido, nitrogênio ou oxigênio? Como definir o gás auxiliar de corte a laser ideal para a sua demanda
Ar comprimido, nitrogênio e oxigênio estão entre os gases auxiliares mais utilizados no corte a laser, com diferenças relacionadas aos materiais cortados, acabamento, espessura e velocidade, entre outras.
Conhecer as características dos três é fundamental na hora de definir qual é o ideal para atender à demanda com eficiência e produtividade.
A utilização de ar comprimido tem crescido muito pelo excelente custo-benefício proporcionado por compressores de ar especialmente projetados para o corte a laser. Oferece boa qualidade de acabamento em diversas aplicações, com alta velocidade e baixo custo operacional.
Por ser um gás inerte, o nitrogênio é usado em materiais que demandam qualidade superior de finalização, sem rebarbas ou alterações na cor da borda.
O oxigênio é muito utilizado em metais com maior espessura, devido à reação exotérmica que gera calor e aumenta o poder do laser.
A utilização de N2 ou O2 é mais custosa, principalmente se adquiridos a granel, como ainda é comum no mercado. No entanto, a geração on site, no local da aplicação, a partir do ar comprimido, é uma alternativa que garante eficiência e economia no uso de nitrogênio ou oxigênio como gases auxiliares de corte.
Saiba mais e defina a melhor alternativa para a sua demanda:
QUALIDADE DO CORTE
Ar comprimido: bordas ligeiramente oxidadas em metais ferrosos. Cortes limpos em materiais não ferrosos (alumínio, latão, cobre, bronze e outros), borrachas e plásticos.
Nitrogênio: cortes extremamente limpos e sem rebarbas. Ideal para aço inoxidável, alumínio e titânio.
Oxigênio: alta qualidade com metais ferrosos. Formação de óxidos, criando uma borda endurecida. O acabamento com escamas ou rebarbas pode demandar pintura, lixamento ou outros processos secundários.
APLICAÇÕES COMUNS
Ar comprimido: metais não ferrosos, plásticos, borracha, madeira e compósitos; metais ferrosos onde a oxidação é aceitável.
Nitrogênio: componentes eletrônicos, médicos e aeroespaciais; materiais sensíveis à oxidação em geral.
Oxigênio: corte de aço carbono e metais ferrosos; aplicações onde a borda endurecida é benéfica.
VELOCIDADE DO CORTE
Ar comprimido: alta velocidade, especialmente em materiais finos.
Nitrogênio: pode ser mais lento, devido à necessidade de evitar oxidação.
Oxigênio: geralmente mais rápido em metais ferrosos, devido à reação exotérmica.
CUSTO OPERACIONAL
Ar comprimido: baixo custo. Demanda a utilização de compressores especialmente projetados para o corte a laser, garantindo a pressão e segurança necessárias.
Nitrogênio: médio a alto custo. Se adquirido a granel, requer complexos e custosos processos de compra e armazenamento. No entanto, o gás pode ser gerado on site, no local da aplicação, a partir do ar comprimido, com a pureza necessária a um custo muito mais baixo com relação à compra a granel.
Oxigênio: médio a alto custo. Se adquirido a granel, demanda complexos e custosos processos de compra e armazenamento. Mas também pode ser gerado on site e sob medida a partir do ar comprimido, reduzindo muito os custos para a obtenção do gás.
SEGURANÇA
Ar comprimido: seguro de usar, sem riscos de combustão ou reação química.
Nitrogênio: seguro, mas requer precauções para evitar asfixia em ambientes fechados.
Oxigênio: relativamente seguro, mas oxigênio pode aumentar o risco de incêndio.
Ar comprimido, nitrogênio ou oxigênio no corte a laser com a máxima eficiência e economia
Garanta eficiência e economia em ar comprimido, nitrogênio ou oxigênio para o corte a laser com os equipamentos Metalplan.
Especialmente projetado para esta aplicação, o compressor de parafuso Rotor Plus Laser, de 15 hp, opera na pressão de 16 bar, possibilitando o corte de chapas de maior espessura com excelente qualidade.
Conte também com o secador por refrigeração Titan Plus Laser e o reservatório SVA Laser, formando um conjunto sob medida para proporcionar a mais alta qualidade e produtividade na aplicação.
O gerador de nitrogênio gasoso on site NitroMax utiliza a tecnologia de última geração PSA (separação molecular a partir do ar comprimido) para proporcionar o gás no local da aplicação 24 horas por dia. A pureza de até 99,999% é ideal para o corte a laser e as mais variadas aplicações.
O gerador de oxigênio on site OxiPlus garante O₂ sob medida e de baixo custo para as mais variadas aplicações, com pureza de até 95%, disponível continuamente.
Entre em contato com nossos especialistas!