Compressor de ar para marcenaria: três dicas para definir o equipamento ideal
O ar comprimido é utilizado em diversas aplicações na fabricação de móveis e demais serviços realizados numa marcenaria. Portanto, a escolha do compressor é uma decisão crucial para a produtividade e a rentabilidade do negócio.
Entre as tarefas realizadas com ar comprimido numa marcenaria está a alimentação de ferramentas pneumáticas, como pistolas que fixam pregos ou grampos, pistolas de pintura, lixadeiras, furadeiras e parafusadeiras. Outro uso pode ocorrer em máquinas de corte de madeira e outros materiais.
Existem diferentes modelos de compressor. Os mais utilizados pelas marcenarias em geral são os de parafuso e os de pistão, que têm grandes diferenças relacionadas à eficiência, consumo energético e demanda de manutenção, entre outras.
Mas, afinal, como definir o compressor ideal para a sua marcenaria? Confira três dicas:
1) Entenda sua demanda de ar comprimido
Liste todas as ferramentas e equipamentos pneumáticos que você usa na marcenaria. Verifique o consumo de ar de cada ferramenta ou equipamento (normalmente em pés cúbicos por minuto – pcm) e some esses valores. Considere se há a necessidade de operá-los simultaneamente.
Verifique também a pressão mínima e máxima necessária para as suas ferramentas e equipamentos (os dados estão nos manuais ou devem ser fornecidos pelos fabricantes).
O compressor deve ser capaz de fornecer ar comprimido com a vazão e a pressão necessárias para atender à demanda.
Considere o tempo de operação contínua. Para marcenarias, onde a necessidade de ar comprimido pode ser constante, um compressor com um ciclo de trabalho de 100% é preferível.
Os compressores de parafuso, como o Rotor Plus, operam com a máxima capacidade em tempo integral, enquanto os de pistão precisam de intervalos de resfriamento, comprometendo a produtividade.
2) Compressor com eficiência energética = grande economia na conta de energia
É fundamental considerar o consumo energético do equipamento na hora de se adquirir um compressor para uma marcenaria.
Os de pistão consomem muito mais energia que os de parafuso. No Rotor Plus, o consumo energético é pelo menos 50% menor que o de qualquer compressor de pistão.
Isso significa uma economia de milhares de reais por mês na conta de energia elétrica, aumentando a rentabilidade do negócio.
3) Escolha um equipamento que evita paradas de produção
Paradas frequentes para a substituição de componentes do compressor afetam a saúde financeira de qualquer marcenaria.
Além do custo direto, para a execução do serviço, são vários os prejuízos indiretos de um equipamento com alta demanda de manutenção. Quanto custaria para o negócio cada hora de produção parada para ajustes constantes no compressor?
Você sabia que, enquanto um equipamento de pistão precisa de troca de óleo a cada 200 horas, no Rotor Plus o intervalo entre trocas chega a 8.000 horas? Este é só um dos vários exemplos da diferença de demanda por manutenção nesses dois tipos de compressor.
O compressor que proporciona eficiência, produtividade e qualidade a toda marcenaria
Os compressores de pistão foram os mais utilizados para atender à demanda de ar comprimido em marcenarias e fábricas de móveis em geral durante muito tempo. Mas sua tecnologia ficou obsoleta com a popularização dos compressores de parafuso.
Na hora da compra, o preço de um equipamento de pistão pode ser mais baixo, justamente por ser uma tecnologia inferior. Mas, ao definir um equipamento tão importante para uma marcenaria, é preciso analisar os outros fatores que indicam o seu custo total de propriedade.
O compressor de parafuso, com todas as vantagens que proporciona, se tornou há décadas o preferido das grandes indústrias. Nos últimos anos, o equipamento tem se popularizado também entre pequenas e médias empresas, como a maioria das marcenarias.
O Rotor Plus foi pioneiro e é referência neste mercado, com potências de 4 a 25 hp. Além de proporcionar eficiência energética, produtividade e qualidade nas tarefas realizadas numa marcenaria, tem operação mais silenciosa.
Entre em contato com nossos especialistas e conheça todas as vantagens do Rotor Plus e demais equipamentos Metalplan para proporcionar a máxima eficiência em ar comprimido para o seu negócio.
Confira também: 8 vantagens do compressor de parafuso para pequenas e médias empresas