Confira 4 aplicações em que a geração de nitrogênio on site é vantajosa na indústria de alimentos e bebidas
O nitrogênio é amplamente utilizado na indústria de alimentos e bebidas por ser um gás inerte, o que significa que ele não reage quimicamente com outras substâncias.
Isso é crucial para a preservação dos produtos, pois ajuda a prevenir a oxidação, mantendo suas propriedades, como sabor, aparência e textura. O N2 também reduz a atividade de microrganismos que podem causar a deterioração dos alimentos.
O uso do gás acontece em diversas etapas do processo de produção, embalagem e armazenamento dos mais variados produtos alimentícios.
Nitrogênio a granel x geração on site
Ainda é comum que fabricantes adquiram o nitrogênio a granel, mediante complexos e dispendiosos processos de compra, logística e operação. O manuseio de pesados cilindros compromete a eficiência e a segurança no processo produtivo.
Mas a geração do gás on site, no local da aplicação, tem crescido como uma alternativa eficiente, econômica, confiável e segura a empresas de todos os portes.
Consiste, resumidamente, em captar, comprimir e tratar o ar, por meio de compressor, filtros e secador, conduzindo-o a um gerador de nitrogênio, como o NitroMax, que separa as moléculas de oxigênio das de N2.
O sistema de ar comprimido já presente na indústria pode ser utilizado. Isso reduz custos e acelera ainda mais o retorno do investimento, que costuma ocorrer em até 24 meses, de acordo com a utilização.
O NitroMax realiza a separação molecular e fornece o gás com pureza sob medida para a demanda, de até 99,999%, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, a custo muito mais baixo e estável comparado à compra a granel.
4 aplicações de nitrogênio na indústria alimentícia em que a geração on site é vantajosa
A geração de N2 on site é extremamente vantajosa em praticamente todas as utilizações de nitrogênio gasoso, em qualquer setor da indústria.
1. Embalagem
O nitrogênio gasoso é utilizado para substituir o ar nos recipientes, criando uma atmosfera inerte que prolonga a vida útil dos alimentos e os mantêm frescos. Isso é comum em embalagens de snacks, batatas fritas, nozes, frutas secas, carnes, queijos, café e produtos de panificação, entre outros.
2. Armazenamento e transporte
A aplicação de nitrogênio gasoso cria uma atmosfera controlada em silos, tanques de armazenamento e contêineres de transporte, prevenindo a oxidação e o crescimento de microrganismos. Outra utilização é na purga de tanques e linhas de processamento, removendo oxigênio e outros gases que podem promover a deterioração dos produtos.
3. Processamento de bebidas
A fabricação de bebidas também pode contar com nitrogênio gasoso para pressurizar tanques, de produtos como de cerveja e vinho, e manter a carbonatação. O gás também é usado para purgar linhas de enchimento e equipamentos de processamento, protegendo o processo contra contaminação.
4. Moldagem e extrusão de alimentos
O nitrogênio gasoso é utilizado para criar uma atmosfera controlada durante processos de moldagem e extrusão de alimentos, prevenindo a oxidação e garantindo a consistência do produto.
Conte com a Metalplan
Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais sobre o gerador de nitrogênio on site NitroMax e as demais soluções de alta eficiência energética da Metalplan para garantir alta produtividade e rentabilidade à sua empresa.
Leia também: Fabricante de café garante crescimento e lucratividade ao investir em gerador de nitrogênio on site