Pistão ou parafuso? Considere o custo total de propriedade e escolha o compressor ideal para a sua empresa
O preço inicial parece atraente, mas um compressor de pistão pode se tornar um gargalo para o crescimento da sua empresa. Por isso, é fundamental considerar o custo total de propriedade na hora de escolher a alternativa ideal para a geração de ar comprimido do negócio.
Avalie todos os valores que compõem o equipamento, a curto e longo prazo, para não afetar a rentabilidade da organização.
Você sabia que os compressores de parafuso, como o Rotor Plus, consomem 50% menos energia do que os de pistão? Isso significa uma economia de milhares de reais por mês.
Mesmo com menor consumo energético, o compressor de parafuso produz mais ar comprimido. Exemplo: a vazão real de um equipamento de pistão de 20 hp é 56 pés, enquanto a de um de parafuso de 15 hp chega a 61 pés.
O compressor de parafuso tem operação estável e contínua, com 100% do tempo em carga. O de pistão precisa de intervalos de resfriamento, para não fundir, comprometendo ainda mais a produtividade.
Os custos diretos e indiretos da manutenção de um compressor de ar
Também é importante analisar a demanda de manutenção do compressor de ar. O serviço gera custos diretos, para sua execução; e indiretos, com interrupções de produção necessárias para a tarefa.
Um comparativo simples de 48.000 horas de operação entre um equipamento de pistão e um de parafuso, com vazão real aproximada de 40 pés, demonstra que:
- As frequentes trocas de peças e componentes necessárias no compressor de pistão custariam cerca de R$ 180 mil
- O compressor de parafuso requer muito menos substituições de itens e o custo total dos serviços é estimado em R$ 62,5 mil, apenas um terço do de pistão
Confira o comparativo completo:
Crescimento e preservação ambiental
Além de reduzir custos, o compressor de parafuso promove preservação ambiental. A eficiência energética diminui a emissão de gases de efeito estufa. A baixa demanda de manutenção significa menos resíduos decorrentes do serviço.
Portanto, na hora de escolher um compressor de ar, considere além do custo inicial. O investimento num compressor de parafuso Rotor Plus tem retorno rápido, proporcionando um sistema de ar comprimido eficiente, produtivo e de alta disponibilidade, livre dos percalços de um equipamento obsoleto e ineficiente.
Depreciação acelerada
O incentivo da nova lei de depreciação acelerada é uma grande oportunidade para indústrias de todos os portes renovarem o maquinário com o Rotor Plus ou os demais compressores de alta eficiência energética da Metalplan.
O estímulo deduz 100% do valor de um equipamento do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) em dois anos. O mecanismo funciona como uma antecipação de receita e ajuda o fluxo de caixa no momento em que a empresa realiza investimentos.