Ar comprimido isento de óleo: é possível atingir a Classe Zero da ISO 8573 (oil free air) com compressores lubrificados?
A norma internacional ISO 8573 – Classe Zero estabelece que o ar comprimido deve estar “totalmente isento de óleo” para garantir a segurança em aplicações como: geração de gases on site, fabricação de alimentos, produtos químicos, medicamentos, entre outras.
Os compressores oil free/isentos de óleo facilitam o atendimento às diretrizes da ISO 8573, pois são equipamentos projetados para operar sem qualquer tipo de lubrificação.
Por outro lado, utilizar apenas compressores isentos de óleo não é suficiente para se atingir a Classe Zero, por conta da presença de vapores de óleo na atmosfera.
Vale dizer que as diretrizes da Classe Zero também podem ser atendidas com total segurança e economia utilizando-se compressores lubrificados.
Por que apenas o compressor isento de óleo não é suficiente para se atingir a Classe Zero?
Os compressores aspiram o ar ambiente e toda a contaminação ao seu redor: vapor de água, vapor de óleo e partículas sólidas.
“Vapor de óleo” é a denominação genérica para a combinação de vapores de óleo, vapores de hidrocarbonetos e vapores de compostos orgânicos voláteis (COV) presentes no ar ambiente.
A concentração de vapores de óleo na atmosfera encontra-se normalmente entre 0,05 mg/m³ e 5 mg/m³, mas pode atingir níveis 100 mil vezes acima da Classe Zero (300 mg/m³) em densas zonas industriais ou urbanas.
Portanto, em qualquer tipo do compressor, lubrificado ou isento de óleo, a presença de óleo no ar comprimido é inevitável, exigindo um tratamento adequado logo após a compressão.
Ar comprimido classe zero com eficiência e economia
Efetivamente, quando se utiliza um compressor isento de óleo, como o ScrollTech Zero, atinge-se a Classe Zero com maior facilidade. Eficiente, compacto e extremamente silencioso, este equipamento não possui óleo em nenhum de seus componentes. Ainda assim, lembre-se, será necessário algum sistema de eliminação do óleo que foi aspirado do meio ambiente e comprimido por esse compressor, como o módulo ModuCarb.
Já um compressor lubrificado exigirá mais dispositivos de segurança, como a utilização de lubrificantes padrão food grade.
O Rotor Oil Extra Food Grade, totalmente atóxico, incolor e inodoro, atende às diretrizes da Anvisa e órgãos internacionais e proporciona alta performance nos compressores lubrificados Metalplan.
O módulo de segurança Classe Zero MODUCARB é uma barreira superdimensionada contra a passagem de óleo, com perda de carga irrisória. A garantia de atendimento à Classe Zero resulta de seu leito de carvão ativado com nanoporosidade controlada.
Entre em contato com nossos especialistas e conheça os equipamentos e soluções ideais para garantir ar comprimido classe zero com risco zero à sua demanda.
Leia também: ISO 22000 e ISO 8573: como garantir a máxima segurança em ar comprimido na indústria alimentícia