Ar comprimido na indústria: conheça algumas aplicações de energia pneumática em 8 setores
Você sabia que o ar comprimido está presente em quase todos os momentos do seu dia? Na sua cama, roupa, comida, remédio, celular, TV, computador, geladeira, meio de transporte, etc. Se foi produzido por uma indústria, utilizou energia pneumática proporcionada pela compressão do ar na fabricação.
O ar comprimido alimenta inúmeros processos industriais por assegurar eficiência operacional, estabilidade e segurança no uso de ferramentas e equipamentos.
Confira a seguir algumas aplicações de energia pneumática em oito setores da indústria e entenda como o ar comprimido faz parte da sua rotina, mesmo que você não perceba.
1. Fabricação e montagem em geral
As ferramentas utilizadas pela indústria na fabricação e montagem dos mais variados produtos são alimentadas por energia pneumática.
Chaves de impacto, furadeiras, lixadeiras e outros dispositivos pneumáticos têm menos partes móveis. Portanto, a demanda de manutenção é reduzida e, quando necessária, mais simples e rápida que nas alternativas elétricas.
Também são leves e ergonômicas, proporcionando fácil manuseio e eficiência na execução das tarefas, entre outras vantagens.
O ar comprimido pode ainda ser utilizado como gás auxiliar no corte a laser de diversos materiais, como chapas de aço e madeira.
2. Indústria automotiva
Quase todos os processos da fabricação de um veículo utilizam ar comprimido.
Equipamentos pneumáticos movem peças e componentes. Robôs de automação movidos a ar comprimido realizam tarefas como soldagem, montagem, pintura, empilhamento e desempilhamento, colocação de vidros e adesivos.
Testes de motores e suspensão, simulando condições de estrada, também contam com energia pneumática, entre inúmeros outros processos.
3. Alimentos e bebidas
Equipamentos movidos a energia pneumática transportam e movimentam produtos, misturam ingredientes, realizam tarefas como corte, separação, envase e embalam alimentos e bebidas.
Também há diversas aplicações de ar comprimido na fabricação de embalagens, como na moldagem de plásticos e outros materiais.
A remoção de detritos de esteiras, tanques, misturadores e diferentes processos de limpeza também são tarefas que contam com energia pneumática.
4. Indústria química e petroquímica
O ar comprimido é utilizado em aplicações como aeração, para promover reações químicas ou biológicas. Outro uso ocorre em sistemas de respiração que protegem trabalhadores em ambientes potencialmente perigosos.
Testes de estanqueidade e pressurização de reatores também estão entre as possíveis aplicações.
5. Indústria farmacêutica
Uma série de equipamentos pneumáticos fazem parte da fabricação dos medicamentos que ajudam a preservar sua saúde.
Misturadores e agitadores movidos a ar comprimido asseguram a homogeneidade de misturas e soluções farmacêuticas.
Esteiras pneumáticas transportam e movimentam pós, grânulos e outros ingredientes. Máquinas que envasam e selam frascos, ampolas, blisters e demais embalagens são alimentadas por ar comprimido.
Sistemas pneumáticos também são utilizados em testes e limpeza de materiais.
Leia também: Compressores e secadores Metalplan garantem alta produtividade em multinacional farmacêutica
6. Indústria têxtil
O ar comprimido está presente na roupa que você veste. A energia pneumática alimenta e garante uma operação contínua e estável em máquinas de fiação e outros equipamentos na indústria têxtil.
O transporte de peças, a aplicação de tintas e corantes nos tecidos, limpeza de máquinas e tecidos também são tarefas executadas com o uso de ar comprimido.
7. Indústria eletrônica
Seu smartphone, TV, computador, videogame ou qualquer outro eletrônico que você utiliza no dia a dia foi fabricado com a utilização de energia pneumática.
As aplicações ocorrem na montagem de circuitos, em sistemas de controle de precisão e aplicação de adesivos, entre outras.
A limpeza de componentes eletrônicos sensíveis conta com ar comprimido com pressão controlada para a remoção de poeira e detritos.
A movimentação e o transporte de materiais utilizam esteiras e outros equipamentos pneumáticos, assim como a embalagem dos produtos.
8. Tratamento de água e efluentes
O ar comprimido é utilizado para a aeração de tanques de tratamento, promovendo a oxigenação da água, o que é crucial para o crescimento de bactérias que decompõem a matéria orgânica.
Sistemas de controle pneumático também regulam o fluxo de água e produtos químicos nos processos de tratamento.
Eficiência energética, alta produtividade e qualidade
Com quatro décadas de expertise, a Metalplan é referência em sistemas de ar comprimido industriais eficientes e rentáveis. Entre em contato com nossos especialistas e conheça mais sobre a utilização de energia pneumática na indústria com a máxima eficiência energética, produtividade e qualidade.