Ar comprimido sem riscos: principais perigos e como evitá-los
Apesar de parecer inofensiva para muitos, a energia pneumática requer cuidados para não gerar riscos aos usuários. Siga as orientações abaixo e garanta a segurança na utilização de ar comprimido.
Não utilize tubos e conexões de PVC
Este material não foi projetado para suportar a pressão e a temperatura de um sistema pneumático. Sua utilização gera enormes riscos, até mesmo de estouro. Só use tubos e conexões fabricados exclusivamente para ar comprimido, como os da linha AirLine, os mais seguros do mercado.
Com fabricação 100% em alumínio, exclusividade da Metalplan, o AirLine garante mais proteção contra vazamentos, evita corrosão e perda de carga.
Jamais direcione o jato para o corpo
É comum usuários direcionarem o jato para a roupa ou até mesmo à pele. Isso pode causar inflamações, cortes e graves danos a órgãos e tecidos. Os óbitos de uma criança de seis anos e de um jovem de 17 causados por “brincadeiras” com ar comprimido foram destaques na mídia nos últimos anos e chamaram a atenção para o risco desta prática.
Soprar só com cuidado e proteção
Não utilize ar comprimido para soprar poeira, cavacos, líquido, etc. Se esta aplicação for realmente inevitável, use regulador para garantir a pressão necessária para a tarefa. Os materiais podem causar ferimentos nos olhos ou na pele. Portanto, nunca deixe de usar os devidos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como óculos de segurança com fechamento lateral, luvas, protetor auricular e botas.
Certifique-se de que as conexões estão bem encaixadas
Antes de colocar o sistema de ar comprimido em funcionamento, certifique-se que as mangueiras e conexões estão bem encaixadas. Se uma mangueira se desconectar, não tente segurá-la, sob o risco de “chicotadas”. Afaste-se e corte a alimentação de ar ou desligue imediatamente o compressor.
Vazamentos de ar comprimido representam riscos
Além de gerar enormes prejuízos, podem ser o início de um grande rompimento e causar acidentes. Identifique-os e livre-se deles de forma correta.
Atenção ao reservatório
Vazamento significa que o reservatório já não é mais confiável e pode estourar. Nunca utilize solda para tentar consertar. Respeite a pressão de trabalho para a qual este item foi projetado.
Faça o teste hidrostático, para detectar possíveis vazamentos, falhas estruturais e avaliar a resistência à pressão. A avaliação consiste basicamente em encher o reservatório com água e pressurizar até a pressão determinada, que, de acordo com a norma ASME, deve ser 30% acima da PMTA – Pressão Máxima de Trabalho Admissível.
Siga sempre as diretrizes da NR-13, que determina os regulamentos relacionados à proteção dos usuários nos trabalhos com vasos de pressão e caldeiras. Leia na íntegra aqui.
Leia também:
Compressor de ar explode e mata jovem
Compressor de ar explode e mata dono de lava a jato
Cuidado ao calibrar pneus
Outro perigo da utilização de ar comprimido é o estouro do pneu na hora de calibrar ou instalar, que pode causar ferimentos graves. Geralmente acontece devido a danos estruturais, excesso na pressão ou problemas no aro.
Para evitar os riscos, respeite as determinações de segurança do fabricante (pressão, tipo de pneu, de aro, tempo e condições de uso, etc.). Na hora de calibrar, não fique na direção do aro. Mantenha-se ao lado do pneu, com apenas a mão no ponto da calibragem.
Leia também:
Pneu de caminhão explode e lança homem a três metros; veja vídeo
Homem morre após pneu de caminhão explodir em borracharia; vídeo
Recorra a profissionais especializados
A maior parte dos riscos relacionados a ar comprimido mencionados acima podem ser evitados com serviços de instalação e manutenção realizados por profissionais devidamente qualificados e certificados, preparados para adotar os procedimentos corretos na identificação e solução de problemas.
Utilize equipamentos seguros
A Metalplan fabrica compressores, secadores e demais produtos relacionados a geração e tratamento de ar comprimido há quase 40 anos, sempre atendendo às mais rigorosas normas de segurança, como NR-12, NR-13, NBR 5410 e outras.
Conheça nossa linha completa de produtos e descubra onde e como podemos ajudá-lo no seu negócio!