Com patrocínio da Metalplan, Fórum destaca potencial do biogás e biometano no país
A Metalplan foi um dos patrocinadores do 6º Fórum Sul Brasileiro do Biogás e Biometano, que aconteceu de 16 a 18 de abril, em Chapecó (SC). No evento, foram apresentadas e debatidas soluções para o crescimento dessas fontes de energia renovável.
O biogás é gerado pela decomposição de matéria orgânica, como resíduos agrícolas, de alimentos e de esgoto. O biometano é um biocombustível gasoso obtido a partir de um processo de purificação do biogás.
O metano, principal componente do biogás, é um dos mais nocivos gases causadores do efeito estufa, mas pode ser neutralizado, se for aproveitado para gerar energia ou como combustível de máquinas e veículos.
Todo o processo de captura, purificação e uso energético do biogás recebe um selo de sustentabilidade, seja pelo rebaixamento da pegada de carbono, pela redução dos gases de efeito estufa ou pelo reaproveitamento do material orgânico sólido como fertilizante.
Os especialistas palestrantes do Fórum destacaram o momento extremamente favorável para a expansão do setor no Brasil. Atualmente, o país atinge apenas 3% de seu potencial de produção de biogás, considerado o maior do mundo: 43,2 bilhões Nm³/ano, entre resíduos do setor sucroenergético (48,9%), proteína animal (29,8%), produção agrícola (15,3%) e saneamento (6%).
Esse potencial tem capacidade de suprir quase 40% da demanda nacional de energia elétrica, ou substituir 70% do consumo de brasileiro de diesel.
Além disso, o Brasil é um dos mais de 140 países signatários do Compromisso Global de Metano, no qual se comprometeu a reduzir em até 30% as emissões de metano até 2030.
Combustível do Futuro vai ampliar incentivos ao setor
Os incentivos para o avanço dos combustíveis sustentáveis serão ampliados, com o projeto “Combustível do Futuro”. Em tramitação avançada no Congresso Nacional, a proposta tem entre seus destaques a criação do Programa Nacional de Biometano, que vai ampliar o protagonismo deste gás no mercado de gás natural.
Com os novos incentivos e a demanda crescente, o biogás e o biometano devem seguir o caminho do etanol e da energia solar entre as principais fontes de energia renovável no país.
Na Metalplan, estamos preparados para contribuir com esta nova era de sustentabilidade, através de tecnologias e equipamentos de última geração.
A unidade de negócios Metalplan Biogás incorpora a nossa expertise de quatro décadas como referência no mercado de ar comprimido e as mais avançadas tecnologias, para oferecer equipamentos de compressão e distribuição de biogás, biometano e GNV com a máxima eficiência energética.
Participamos, inclusive, da implantação da primeira micro-biorrefinaria de biogás (para upgrading em biometano) do mundo. Uma inovação que proporcionou autossuficiência energética a uma fazenda de criação de suínos no Mato Grosso do Sul e foi destaque em reportagens no “Globo Rural” (clique na imagem abaixo para assistir) e na “Forbes”, entre outras.
O investimento para colocar um negócio na vanguarda do desenvolvimento sustentável tem retorno rápido. Apenas um trator a biometano, usado por 6 horas por dia, garante uma economia anual de R$ 260 mil, em relação ao diesel, e evita a liberação de 460 toneladas de C02 no ar.
A unidade de negócios Metalplan Biogás oferece:
- Compressores para biogás, biometano & GNV
- Boosters
- Chillers
- Dispensers
Empresa faz parte da Associação Brasileira de Biogás (Abiogás)
A Metalplan também contribui com o desenvolvido dessa cadeia de energias renováveis no país como associada à Associação Brasileira de Biogás (Abiogás).
A organização busca o aumento da participação do biogás na matriz energética brasileira, atuando como um canal de interlocução com a sociedade civil, os governos federal e estaduais, as autarquias e os órgãos responsáveis pelo planejamento energético brasileiro.
A meta da Abiogás é transformar a energia gerada pelo biogás (elétrica, combustível ou térmica) em commodities energéticas amplamente utilizadas, com uma participação de 10% na matriz brasileira.