Compressor de ar projetado para o corte a laser garante mais qualidade, eficiência e segurança
O ar comprimido é utilizado no corte a laser de fibra ótica como uma alternativa de baixo custo comparada aos outros gases, mantendo uma boa qualidade. Para garantir máxima eficiência, rentabilidade e segurança, é necessário que o compressor, secador e reservatório de ar sejam projetados especialmente para proporcionar a pressão, pureza e estabilidade ideais a esta aplicação.
Os equipamentos de ar comprimido utilizados no corte a laser devem operar com 16 bar de pressão, para cortar em alto nível chapas de variadas espessuras de aço carbono, aço inoxidável, alumínio, cobre, aço galvanizado, latão, madeira e outros materiais.
No entanto, os compressores, secadores e reservatórios comuns trabalham com até 12,5 bar de pressão, o que compromete a qualidade e eficiência do processo produtivo.
Líder de mercado em diversos segmentos, a Metalplan desenvolveu equipamentos projetados especialmente para garantir o melhor corte a laser com ar comprimido. O compressor de parafuso Rotor Plus Laser, com 15 hp de potência, o secador por refrigeração Titan Plus Laser e o reservatório SVA Laser operam com 16 bar de pressão, garantindo qualidade máxima na aplicação, com segurança e economia.
Fique atento
É importante ficar atento na hora de escolher equipamentos de ar comprimido para o corte a laser. É comum a utilização de compressores com pressões incompatíveis com a aplicação. Máquinas superdimensionadas têm maior custo na aquisição, na manutenção, e no consumo de energia elétrica.
Alguns fabricantes realizam apenas pequenas adaptações para gerar uma pressão mais alta em compressores padrão, subdimensionados para esta utilização, comprometendo a produtividade.
Tratamento do ar comprimido no corte a laser evita perdas na produção e danos à máquina
Além do compressor adequado, o tratamento do ar comprimido é fundamental no corte a laser. O ar contém água, óleo e outros contaminantes. Se não for tratado, pode afetar a transmissão do raio laser e gerar desperdício de produção ou até danificar a cabeça do laser e outros componentes.
Todo o sistema de ar comprimido deve estar dimensionado para a mesma pressão. Utilizar secador e reservatório com dimensionamento menor que o do compressor gera riscos aos usuários e aos equipamentos.
Outros gases
Por utilizar apenas ar atmosférico pressurizado, o ar comprimido destaca-se pelo custo-benefício. Custa muito menos do que o uso de oxigênio (O₂) e o nitrogênio (N2), por exemplo. Mas há diversas aplicações que demandam estes gases.
O N2 evita a oxidação e é usado em cortes que necessitam de maior pureza, para uma melhor qualidade final, evitando retrabalho. O O₂ aquece e acelera o processo de corte e é indicado para chapas grossas de materiais como aço carbono, aço inoxidável, metais de liga, etc.
Para gerar estes gases no local da aplicação e reduzir significativamente os custos da compra a granel, conte com o gerador de nitrogênio on site NitroMax e o gerador de oxigênio Oxiplus, da Metalplan.