Empresas investem em gerador de nitrogênio para reduzir custos e acabar com problemas da compra a granel
O nitrogênio (N2) é utilizado numa enorme variedade de processos industriais e aplicações. O elemento químico está presente na fabricação de produtos alimentícios, medicamentos, eletrônicos, fertilizantes, corte a laser, etc. A maioria das indústrias ainda utiliza o N2 fornecido a granel, na forma líquida ou gasosa, armazenado em tanque criogênico ou em cilindros. Mas tem crescido o número de fabricantes que investem nas vantagens de gerar o nitrogênio no próprio local de consumo, com a implantação de usinas geradoras de nitrogênio on site. Elas reúnem um compressor, que capta e comprime o ar atmosférico, um gerador de nitrogênio, que separa as moléculas de N2 das moléculas dos outros gases presentes no ar, além de alguns equipamentos acessórios. O nitrogênio gasoso originado deste processo é utilizado em diversas aplicações industriais, desde que não haja necessidade de temperaturas ultra baixas.
A geração de N2 on site tem se comprovado uma alternativa eficaz, que reduz o elevado custo de frete do nitrogênio líquido ou gasoso e evita as complexidades inerentes à compra de nitrogênio a granel, como burocracia, logística e manuseio de cilindros, entre outras.
Cases
Diversos cases mostram as vantagens da geração de nitrogênio com relação à compra a granel. Nos Estados Unidos, uma fabricante de metal fez uma avaliação minuciosa para descobrir o motivo do nitrogênio que adquiria a granel não acompanhar o rendimento de sua produção e constatou que gerar o próprio N2 é mais eficiente e custa menos.
Antes de optar pela mudança, a empresa fez uma análise de medições durante o período de seis meses. Foi constatado que grande parte do nitrogênio líquido adquirido era desperdiçado, sem nunca ser usado no processo de produção, devido a perdas em momentos como: conectar e desconectar as mangueiras de transferência do nitrogênio líquido entre o caminhão de entrega e o tanque; e no frasco de armazenamento, no qual uma porção do gás deve ser liberada para a atmosfera para controlar a pressão durante os períodos de inatividade da fábrica. Diante do prejuízo, a geração de N2 on site se mostrou uma alternativa mais eficiente e econômica do que a compra a granel.
Retorno do investimento em gerador de nitrogênio acontece rápido
O retorno do investimento em um gerador de nitrogênio on site geralmente ocorre entre 18 e 24 meses, de acordo com a quantidade de N2 consumida. No entanto, há casos em que o payback supera, de longe, essa estimativa. Um destes exemplos é uma fabricante de cerâmicas no interior paulista. Para acabar com os problemas contratuais com o fornecedor de quem adquiria nitrogênio a granel, a empresa optou pelo gerador de nitrogênio NitroMax, da Metalplan, com um payback de apenas seis meses.
Conheça todas as vantagens do gerador de nitrogênio NitroMax