Indústria 4.0 e ar comprimido: gerenciamento eletrônico e telemetria via IoT aumentam eficiência e rentabilidade
O avanço da Indústria 4.0 engloba tecnologias que aumentam a eficiência energética, a produtividade e a rentabilidade do ar comprimido. O funcionamento dos compressores pode ser otimizado por gerenciamento eletrônico e telemetria via internet das coisas (IoT).
Entre as vantagens, a ferramenta tecnológica reconhece a vazão de cada equipamento e seleciona automaticamente o mais adequado para atenuar a flutuação da pressão ao longo do tempo.
Também mantém a pressão do sistema entre um setpoint de alta e baixa pressão selecionados.
A telemetria integral via IoT faz o monitoramento constante de informações sobre:
- Status de cada compressor
- Tempo de carga
- Tempo total de funcionamento
- Pressão da rede
- Vazão do compressor
- Temperatura do óleo
- Ponto de orvalho
Além das condições de operação, é armazenado o histórico de cada item, o que possibilita análise de oscilações anormais. Possíveis vazamentos e desperdícios são detectados de forma fácil.
Em caso de falha, é enviado automaticamente um alerta para o smartphone, tablet ou e-mail do responsável, apontando a causa do problema.
O melhor sistema de gerenciamento eletrônico e telemetria via IoT de compressores é o Maestro, da Metalplan.
Indústria 4.0: compressores com manutenção preventiva em dia e preditiva mais eficaz
Com o Maestro, a atenção à manutenção preventiva é reforçada. O sistema automaticamente equaciona as horas de operação de cada compressor em função de suas revisões periódicas, de modo a dessincronizá-las.
Há contagem de tempo entre as manutenções e são emitidos alertas automáticos para a necessidade de trocas do óleo, filtros, rolamentos e kits, entre outros componentes.
A telemetria integral via IoT do Maestro garante a máxima eficácia na manutenção preditiva. Identifica a origem e permite ação rápida para corrigir possíveis falhas.
Em caso de necessidade de parada de máquina, a tecnologia permite o planejamento para que ocorra num momento de produção interrompida ou menor demanda.
Pesquisas apontam que a adoção das ferramentas tecnológicas da Indústria 4.0 garante vantagens para empresas de todos os portes. A capacidade produtiva aumenta em mais de 20%, em média.
O ganho em eficiência energética e produtividade também garante o cumprimento dos compromissos ESG relacionados ao ar comprimido.
Conte com a Metalplan para garantir a máxima rentabilidade ao seu sistema pneumático!