Secador de ar comprimido por refrigeração: conheça o seu funcionamento
O secador por refrigeração é o mais utilizado pela indústria no tratamento do ar comprimido, para garantir a qualidade nas diretrizes da norma ISO 8573. Sua função é eliminar a umidade (líquido e vapor) do fluxo de ar. Esses contaminantes comprometem a qualidade das aplicações, a durabilidade das ferramentas e equipamentos pneumáticos, além da eficiência energética do sistema.
O equipamento opera resfriando o ar comprimido até temperaturas próximas a 0°C, quando é possível obter-se a máxima condensação dos vapores de água e óleo (sem o risco de congelamento). Na maioria dos modelos, um circuito frigorífico realiza essa tarefa.
No ponto mais frio do sistema, é importante uma eficiente separação dos condensados formados, evitando sua reentrada no fluxo de ar comprimido.
Dependendo do tipo de secador, essa função é realizada por separadores de condensado, filtros coalescentes e purgadores automáticos.
Depois de removido o condensado, a maioria dos secadores por refrigeração reaquece o ar comprimido, devolvendo-o ao sistema numa condição mais adequada ao uso. O reaquecimento é realizado através do recuperador de calor, que reaproveita o calor do próprio ar comprimido na entrada do equipamento.
Ao entrar no secador, recomenda-se que o ar comprimido esteja numa temperatura próxima à ambiente, permitindo uma redução no consumo de energia do equipamento.
Se o secador for resfriado a ar, deve-se ter um cuidado especial com a temperatura ambiente onde será instalado.
Tabelas de correção são usuais para dimensionar o correto secador por refrigeração em função das condições de operação.
Os elementos de um secador por refrigeração
Um secador de ar comprimido por refrigeração é composto, em geral, por:
- Trocadores de calor
- Circuito frigorífico
- Separador de condensado e/ou filtro coalescente
- Purgador automático
- Painel elétrico
- E outros itens, podendo ser resfriado pelo ar ambiente ou por água
Vantagens do pós-filtro coalescente no ponto mais frio do equipamento
Quanto mais baixa a temperatura do ar comprimido, maior a formação de condensado. Por isso, os secadores por refrigeração em geral contam com separadores de condensado no ponto mais frio do equipamento, entre o trocador de calor x refrigerante e o trocador ar x ar.
Mas a eficiência na separação do condensado aumenta de 70% para praticamente 100% se, ao invés do separador, for utilizado o pós-filtro coalescente no ponto mais frio do secador.
Os secadores por refrigeração Metalplan são os únicos fabricados no Brasil que adotam essa tecnologia, que eleva o desempenho na remoção de umidade a níveis imbatíveis.
Robusto e de baixo custo, o secador por refrigeração Titan Plus (20 a 250 pcm) é o único da categoria com pré e pós filtros integrados* e lidera o mercado há mais de 20 anos.
O Energy Plus (250 a 9600 pcm) também tem filtros integrados e conta ainda com compressor frigorífico scroll e atributos tecnológicos que otimizam ainda mais a performance do equipamento, como o painel touchcontrol Mastercontrol.
Com quatro décadas de expertise, a Metalplan foi o primeiro fabricante de secadores do Brasil a conquistar a certificação ISO 9001.
A máxima eficiência energética dos equipamentos é outro diferencial. Somos o primeiro fabricante de compressores do mundo a obter a certificação ISO 50001 – Gestão de Energia.
Entre em contato com nossos especialistas e garanta a máxima eficiência no sistema de ar comprimido da sua empresa.
Leia também: Como a falta de tratamento do ar comprimido afeta os equipamentos, a produtividade e a eficiência energética
* exceto na versão de 20 pcm