Não existe ESG sem eficiência em ar comprimido
A eficiência em ar comprimido é fundamental para que as empresas cumpram seus compromissos ESG, voltados à sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa (do inglês Environmental, Social and Governance).
ESG é uma tendência cada vez mais forte no mercado. Amplia a perspectiva de análise do negócio para além das métricas financeiras. Representa o comprometimento da organização em minimizar seus impactos ao meio ambiente e contribuir por um mundo mais justo e responsável.
O termo ESG surgiu em um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2004, e tem pautado a atuação corporativa da atualidade. Adotando as boas práticas, a empresa assume ou reforça seu compromisso social com: práticas sustentáveis, consumidores, colaboradores, fornecedores e investidores.
Mas, como o ar comprimido está relacionado ao compromisso da sua organização com ESG? Um sistema pneumático de acordo com as boas práticas ESG tem eficiência energética e tratamento adequado, seguindo as diretrizes da norma internacional ISO 8573. Confira:
Como seu sistema de ar comprimido pode cumprir os compromissos ESG
E (Ambiental)
Utilize equipamentos que garantam menor emissão de gases de efeito estufa e outros impactos ambientais relacionados à energia; além de menos trocas de óleos e peças, como válvulas, cilindros, etc., que geram resíduos que prejudicam o meio ambiente.
S (Social)
Um sistema pneumático eficiente ajuda a promover condições adequadas de trabalho e segurança aos colaboradores. Escapes de ar comprimido fora de controle, por exemplo, podem causar acidentes graves.
G (Governança)
Além de compressores eficientes, o sistema de ar comprimido precisa ter o tratamento adequado, seguindo as diretrizes da ISO 8573, para ficar livre de umidade e outros contaminantes presentes no ambiente.
Isso garante produtividade e evita defeitos de fabricação e falhas ocasionadas por contaminação, que geram problemas a consumidores, possíveis recalls, e, consequentemente, danos à imagem da empresa.
Equipamentos que garantem eficiência energética e tratamento adequado
Para a geração de ar comprimido de acordo com as boas práticas ESG, escolha compressores de parafuso. Nosso modelo Rotor Plus tem consumo de energia 50% menor do que um compressor de pistão, além de demandar muito menos manutenção e trocas de peças.
Num Rotor Plus, a troca de óleo deve ser feita a cada 8 mil horas, enquanto nos compressores de pistão, o período é de apenas 200 horas, gerando muito mais resíduos ambientais, custos e perdas no processo produtivo, devido às paradas frequentes.
Já o modelo TotalPack Flex DD garante um sistema completo de geração e tratamento de ar comprimido, de acordo com as diretrizes da norma ISO 8573, para as mais variadas aplicações industriais. Este compressor de parafuso com secador e filtros integrados tem tecnologia FLEX – velocidade variável – que garante uma redução do consumo de energia de até 35% em comparação com os compressores convencionais.
Os secadores por refrigeração Titan Plus e Energy Plus contam com pré e pós-filtros integrados. São reconhecidos pela durabilidade, baixa perda de carga e excelente desempenho, garantindo uma operação extremamente confiável, em total obediência à norma ISO 8573.
Para evitar vazamentos na sua rede de ar comprimido, conte com AirLine, o único sistema de tubos e conexões para redes de ar comprimido 100% em alumínio, uma exclusividade da Metalplan.
O primeiro fabricante de compressores ISO 50001
Os equipamentos Metalplan contribuem para que companhias de todos os portes, de pequenas empresas às maiores indústrias do país, tenham sistemas pneumáticos que garantam produtividade e qualidade com economia e respeito ao meio ambiente.
Somos o primeiro fabricante de compressores de ar do mundo a conquistar a certificação ISO 50001 – Gestão de Energia, em 2012.
Conheça nossa linha completa de produtos e descubra onde e como podemos ajudá-lo no seu negócio.