R. Fernão Dias, 14
Cajamar - São Paulo - SP

Blog

iso 50001 ar comprimido compressor compressores de ar
Os comentários estão desativados

ISO 50001: ar comprimido é peça-chave no Sistema de Gestão de Energia

iso 50001 ar comprimido compressor compressores de ar

O sistema de ar comprimido representa até 30% do consumo energético de uma indústria. Portanto, é peça-chave num Sistema de Gestão de Energia (SGE) nas diretrizes da norma internacional ISO 50001, criada para aumentar a eficiência energética das organizações e, com isso, torná-las mais competitivas e reduzir as emissões de gases do efeito estufa.

A implantação de um SGE em conformidade com a ISO 50001 reduz em pelo menos 12% os custos com energia num período de um ano.

Ações relacionadas à promoção da eficiência energética equivalem a quase 50% do potencial de redução de emissões de gases de efeito estufa, aponta estudo da Agência Internacional de Energia (IEA). Além disso, a gestão energética tem relação direta com diversas outras áreas da organização, como financeira, ambiental, segurança e saúde, ativos, operações e ESG.

Leia também: Não existe ESG sem eficiência em ar comprimido

O sistema de ar comprimido é um ponto de Uso Significativo de Energia (USE) nas diretrizes da ISO 50001, ou seja, é responsável por consumo substancial e apresenta considerável potencial para melhoria de desempenho.

Investimento em eficiência energética em ar comprimido tem retorno rápido

O retorno do investimento em iniciativas para promover a eficiência energética no sistema pneumático nas diretrizes da ISO 50001 ocorre rapidamente. Pode acontecer em apenas seis meses.

Empresas que adotam medidas para identificar e corrigir falhas e investem em equipamentos eficientes chegam a economizar mais de 60% no consumo de energia com ar comprimido. Além do menor custo e impacto ambiental, há ganhos significativos na produtividade.

A gestão de energia em ar comprimido deve incluir monitoramento contínuo de indicadores de performance (KPIs), a fim de detectar rapidamente possíveis anormalidades ou pontos de melhoria.

Planejar, Executar, Verificar e Agir

Um Sistema de Gestão de Energia nas diretrizes da ISO 50001 é desenvolvido por meio de uma análise das características energéticas de todas as áreas da organização, inclusive o sistema de ar comprimido, seguida do ciclo PDCA, do inglês Planejar, Executar, Verificar e Agir.

  • Planejar: os requisitos e metas de redução do consumo energético com base na análise realizada;
  • Executar: definir ações e responsabilidades;
  • Verificar: monitorar os resultados e identificar possibilidades de melhorias;
  • Agir: definir prioridades e promover melhorias.

Conscientização evita prejuízos

É importante que um Sistema de Gestão de Energia ISO 50001 inclua treinamento e conscientização de pessoal sobre o alto custo econômico e ambiental do desperdício de ar comprimido.

Usuários capacitados reforçam a atenção à manutenção preventiva ou preditiva, detecção e reparo de vazamentos, redução de desperdício e substituição de equipamentos ineficientes, evitando prejuízos.

A Metalplan foi o primeiro fabricante de compressores do mundo a obter a certificação ISO 50001

Ao definir fornecedores de equipamentos e componentes de um sistema de ar comprimido nas diretrizes da ISO 50001, é importante optar por empresas compromissadas com a eficiência energética, um dos pilares da Metalplan desde sua fundação, em 1986. Foi o primeiro fabricante de compressores de ar do mundo a conquistar a certificação na norma, obtida em 2012, meses após sua criação, e renovada desde então.

A Metalplan se tornou referência no mercado ao democratizar o acesso a equipamentos com alta tecnologia a pequenas e médias empresas. O compressor de parafuso Rotor Plus garante pelo menos 50% de economia de energia com relação aos obsoletos compressores de pistão.

esg e ar comprimido sustentabilidade eficiencia energetica meio ambiente

Os compressores de parafuso de velocidade variável TotalPack e PowerPack Flex, com inversor de frequência, são ideais para garantir a máxima eficiência energética em operações em que a demanda por ar comprimido oscila. Proporcionam uma economia de até 35% no consumo de energia, com relação a um compressor convencional.

O TotalPack conta com secador e filtros integrados, formando um sistema de geração e tratamento do ar comprimido completo, nas diretrizes da norma ISO 8573 [1:4:1], que atende às mais variadas aplicações.

Entre em contato com nossos especialistas e saiba mais sobre nossos equipamentos e soluções para garantir a máxima eficiência energética no sistema de ar comprimido da sua empresa!

Compartilhe:
Leituras relacionadas
gestão de frotas gerador de nitrogenio calibragem pneus
Gerador de nitrogênio para pneus aumenta rentabilidade na gestão de frotas
chiller industrial assistência técnica refrigeração resfriador
Suporte técnico ao cliente deve pesar na escolha de um chiller industrial
compressor odontológico tratamento ar comprimido dentista consultório clínica
Por que consultórios odontológicos devem tratar o ar comprimido?
instalacao compressor instalação sala de compressores
Por que é fundamental que seu compressor fique num espaço com ventilação?